Últimas Notícias

Fetac oferece formação gratuita em artes cênicas para artistas de Gurupi

Atenção, artistas de Gurupi. Estão abertas as inscrições para alunos da primeira turma do Núcleo de Formação Cênica que compõe o Programa de Formação Artística (Profoart), da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac). As inscrições são gratuitas, podem ser feitas somente até sábado, 28, e podem ser realizadas por meio do site da Fetac, no  link disponível na Bio e stories do Instagram @fetac.oficial.

Os candidatos serão selecionados por ordem de inscrição, não sendo necessária experiência prévia. As aulas em Gurupi serão ministradas pelo diretor e professor Fernando França e. Durante 10 meses os alunos terão conhecimentos básicos de teatro, dança, circo e ao final apresentarão um espetáculo cênico como resultado do processo formativo, com carga horária de 320 h/a (entre prática e estudos remotos).

O Programa de Formação Artística (Profoart), realizado pela Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac), faz parte da Rede Nacional de Escolas Livres de Formação do Ministério da Cultura, comprometido com a democratização do acesso à educação artística. A iniciativa oferece uma oportunidade única para jovens e adultos que desejam ingressar no mundo das artes, com cursos que visam o desenvolvimento de habilidades práticas e teóricas nas artes cênicas, também aplicáveis em diversas áreas da vida.

Programa Núcleo de Formação

O Núcleo de Formação Cênica se desenvolverá em 3 polos, sendo Araguaína, Gurupi e Palmas, para Escolas de Formação Artística de caráter permanente, que desenvolverão capacitações  para artistas de todos os níveis de conhecimento, sendo 40 vagas por município. Contudo, nos municípios de Araguaína e Palmas as vagas já foram preenchidas. 

De acordo com o presidente da Fetac e coordenador geral do Programa, Kaká Nogueira, a intenção é alcançar pessoas em diferentes contextos, com aulas presenciais nas três regiões do Estado, permitindo uma maior inclusão e descentralização da formação cultural.

Capacitação Fomento à Cultura

O Profoart conta com patrocínio do programa Olhos d’água, criado para estimular e promover a descentralização dos processos de informação no campo artístico-cultural em todo território nacional. A gestão do projeto é da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac), via Ministério da Cultura – lei nº12.343, de 02 de dezembro de 2010, após seleção em edital que selecionou 70 organizações da Sociedade civil em todo o País.

Rede

A Rede Nacional de Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura tem o objetivo de trabalhar com formação artístico e cultural durante um ano com articulação de Escolas para a troca de experiências, debates coletivos e construção de conhecimento, com o objetivo de estimular e promover metodologias destinadas à construção de espaços de criação, fruição, reflexão artística e sociocultural.

A premissa do Edital de Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura é a interface entre arte, cultura e educação para formação profissional e o desenvolvimento de experiências estéticas, habilidades para a vida em sociedade, e a redução de desigualdades socioeconômicas e culturais em consonância com os princípios democráticos de direitos humanos.

FICHA TÉCNICA:

Realização: Federação Tocantinense de Artes Cênicas – FETAC

Apoio: Ministério da Cultura, Secretaria de Formação, Livro e Leitura – Programa Nacional Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura – Olhos D’agua – Federação Tocantinense de Artes Cênicas – Fundo Nacional de Cultura.

Coordenador Geral: Kaká Nogueira

Coordenadora do Profoart: Bell Gama

Coordenador Geral Cênico: Justino Vettore

Assessora de Imprensa: Cinthia Abreu

Produtor Geral: Osmar Siqueira

Assistente da Coordenação Cênica: Pedro Macedo

Professores selecionados – análise curricular: Josely Aquino – Palmas; Drica Mendonça e Fernando França – Gurupi; George Henrique – Araguaína

Sobre Iran Franca

Veja Também

Dia da Consciência Negra: Governo do Tocantins celebra a data e destaca projetos da nova Secretaria da Igualdade Racial

Criação da pasta ocorreu por meio da Medida Provisória n° 3 de 2024, assinada pelo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *