Atenção, artistas de Gurupi. Estão abertas as inscrições para alunos da primeira turma do Núcleo de Formação Cênica que compõe o Programa de Formação Artística (Profoart), da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac). As inscrições são gratuitas, podem ser feitas somente até sábado, 28, e podem ser realizadas por meio do site da Fetac, no link disponível na Bio e stories do Instagram @fetac.oficial.
Os candidatos serão selecionados por ordem de inscrição, não sendo necessária experiência prévia. As aulas em Gurupi serão ministradas pelo diretor e professor Fernando França e. Durante 10 meses os alunos terão conhecimentos básicos de teatro, dança, circo e ao final apresentarão um espetáculo cênico como resultado do processo formativo, com carga horária de 320 h/a (entre prática e estudos remotos).
O Programa de Formação Artística (Profoart), realizado pela Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac), faz parte da Rede Nacional de Escolas Livres de Formação do Ministério da Cultura, comprometido com a democratização do acesso à educação artística. A iniciativa oferece uma oportunidade única para jovens e adultos que desejam ingressar no mundo das artes, com cursos que visam o desenvolvimento de habilidades práticas e teóricas nas artes cênicas, também aplicáveis em diversas áreas da vida.
Programa Núcleo de Formação
O Núcleo de Formação Cênica se desenvolverá em 3 polos, sendo Araguaína, Gurupi e Palmas, para Escolas de Formação Artística de caráter permanente, que desenvolverão capacitações para artistas de todos os níveis de conhecimento, sendo 40 vagas por município. Contudo, nos municípios de Araguaína e Palmas as vagas já foram preenchidas.
De acordo com o presidente da Fetac e coordenador geral do Programa, Kaká Nogueira, a intenção é alcançar pessoas em diferentes contextos, com aulas presenciais nas três regiões do Estado, permitindo uma maior inclusão e descentralização da formação cultural.
Capacitação Fomento à Cultura
O Profoart conta com patrocínio do programa Olhos d’água, criado para estimular e promover a descentralização dos processos de informação no campo artístico-cultural em todo território nacional. A gestão do projeto é da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac), via Ministério da Cultura – lei nº12.343, de 02 de dezembro de 2010, após seleção em edital que selecionou 70 organizações da Sociedade civil em todo o País.
Rede
A Rede Nacional de Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura tem o objetivo de trabalhar com formação artístico e cultural durante um ano com articulação de Escolas para a troca de experiências, debates coletivos e construção de conhecimento, com o objetivo de estimular e promover metodologias destinadas à construção de espaços de criação, fruição, reflexão artística e sociocultural.
A premissa do Edital de Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura é a interface entre arte, cultura e educação para formação profissional e o desenvolvimento de experiências estéticas, habilidades para a vida em sociedade, e a redução de desigualdades socioeconômicas e culturais em consonância com os princípios democráticos de direitos humanos.
FICHA TÉCNICA:
Realização: Federação Tocantinense de Artes Cênicas – FETAC
Apoio: Ministério da Cultura, Secretaria de Formação, Livro e Leitura – Programa Nacional Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura – Olhos D’agua – Federação Tocantinense de Artes Cênicas – Fundo Nacional de Cultura.
Coordenador Geral: Kaká Nogueira
Coordenadora do Profoart: Bell Gama
Coordenador Geral Cênico: Justino Vettore
Assessora de Imprensa: Cinthia Abreu
Produtor Geral: Osmar Siqueira
Assistente da Coordenação Cênica: Pedro Macedo
Professores selecionados – análise curricular: Josely Aquino – Palmas; Drica Mendonça e Fernando França – Gurupi; George Henrique – Araguaína