Por Rodrigo Martins
O Hospital Dom Orione segue inovando em segurança e tecnologia na saúde. Referência na área de cardiologia, a instituição tem se destacado pela modernidade e pioneirismo de seus procedimentos. No dia 02 de maio a unidade realizou a primeira implantação de monitor de eventos eletrocardiográficos do Tocantins.
Responsável pelo procedimento no Hospital Dom Orione, o médico cardiologista e arritmologista Dr. Lincoln José da Silva Júnior, explica que o monitor de eventos é um pequeno dispositivo eletrônico implantado próximo ao coração. “Ele grava tudo o que acontece no seu coração. Fazendo uma analogia, é como se fosse um holter que pode durar até cinco anos”, explicou.
Implantado através de pequena cirurgia minimamente invasiva, o dispositivo possui uma tecnologia de comunicação via Bluetooth com o celular. “Ele envia relatórios sobre os batimentos cardíacos do paciente para uma central. O médico é informado quando tem algum alerta e o paciente pode ter acesso também”, completou o cardiologista.
Dr. Lincoln explica ainda que o monitor de eventos é indicado para auxiliar no diagnóstico de pacientes com quadros de arritmia cardíaca ou de desmaio. “A gente consegue então com esse monitor de eventos, fazer esse registro e fazer o diagnóstico que é o mais importante. Com o diagnóstico correto podemos realizar o tratamento mais adequado ao paciente”.
Para o diretor técnico do Hospital Dom Orione, Dr. Arnaldo Nunes, a realização desse procedimento diagnóstico pioneiro no Tocantins, ilustra o comprometimento da instituição com a segurança e a inovação. “É gratificante ver que os serviços de saúde ofertados aqui no Dom Orione, na cidade de Araguaína, estão em constante evolução e acompanhando o que vem sendo realizado nos grandes centros do país”, comemorou.