Últimas Notícias

Ação de incentivo à leitura movimenta escola municipal de Tocantínia

Dentro do leque de ações colocadas em prática nas escolas públicas   pela Secretaria Municipal de Educação de Tocantínia,    visando  incentivar o hábito da leitura e a produção textual, o poeta, jornalista e ativista cultural  Zacarias Martins participou nesta terça-feira, dia 20, de uma  animada roda de conversa literária, cujo público-alvo foram os alunos  da Escola Municipal Professor Constantino Pedro de Castro.

Utilizando-se de uma maneira lúdica e criativa,  Zacarias Martins desenvolveu uma dinâmica pedagógica a partir de exemplares do jornal Daqui,  justificando essa estratégia pelo fato do periódico ser o único veículo de comunicação impresso  diário no Tocantins e também por adotar na sua linha editorial um linguajar que vai ao encontro do entendimento popular.

“Com os alunos trabalhamos   as várias editorias  do Daqui, inclusive, as receitas de doces e salgados, passando por assuntos policiais, variedades  e esportes, dentre outras. No final, promovemos o sorteio de vários brindes e livros infantis para os alunos”, esclareceu o poeta.

Autor peculiar

O secretário de Educação de Tocantínia, professor André Goveia, disse que é sempre gratificante esse contato do poeta com os alunos do município, explicando que a sua ida às escolas do município faz parte do Projeto Leitura Viva que, ao longo de sua existência tem apresentado resultados promissores.

“É uma experiência enriquecedora, especialmente, pelo fato   de Zacarias Martins, além de jornalista,  ser um dos grandes expoentes da literatura tocantinense, um autor premiado nacionalmente e que tem uma maneira toda peculiar de transmitir conhecimento de forma lúdica e bem atrativa para os alunos”, destacou o secretário, ressaltando a determinação do prefeito  João Alberto para que os  alunos da Rede Municipal de Educação sejam sempre contemplados com ações que incentivem o   hábito salutar da leitura.

Já a professora  Jucilene Martins Louzeira, gestora da unidade escolar, disse que ficou  muito honrada com a presença do ilustre intelectual  em sua escola.

“Foi um momento ímpar, de muita interação entre o autor e os alunos.  Na verdade, foi uma aula diferenciada, onde todos tiveram a oportunidade de adquirir novos conhecimentos que serão muito úteis na vida futura desses alunos. Agradeço muito pela presença de Zacarias Martins em nossa escola, e espero que ele volte mais vezes”, finalizou a gestora.

Sobre Iran Franca

Veja Também

Campeão em destinação de recursos, Antonio Andrade se destaca na câmara federal

Em 1 ano e 4 meses de mandato, o parlamentar já destinou mais de R$40 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *