Últimas Notícias

Estudantes do Instituto Presbiteriano Araguaia em Gurupi conquistam 1º lugar na Game Jam de Educação Fiscal

Por Jonas Amaral

Os estudantes do Instituto Presbiteriano Araguaia, em Gurupi, demonstraram excelência e criatividade ao conquistarem o 1º lugar na 2ª Edição da Game Jam de Educação Fiscal, promovida pelo Governo do Tocantins, por meio do Grupo de Educação Fiscal. O evento, que ocorreu no auditório da Escola de Gestão Fazendária Antônio Propício de Aguiar Franco, em Palmas, teve início na última terça-feira, dia 12, e encerrou-se na tarde desta sexta-feira, 15.

A equipe vitoriosa, composta pelos estudantes Diego de Jesus Freitas Junior, José Victor Póvoa Aguiar e Carlos Eduardo de Oliveira da 3ª Série do Ensino Médio, brilhou com o projeto “Revenue Watch”. A competição, denominada Game Jam de Educação Fiscal (GJEF), foi uma iniciativa das Secretarias de Estado da Fazenda e da Educação, em colaboração com o Grupo de Educação Fiscal.

A jornada intensa de quatro dias exigiu das equipes participantes o desenvolvimento de jogos digitais relacionados à temática da educação fiscal. No total, foram selecionados 26 pré-projetos de equipes compostas por três estudantes do Ensino Médio, matriculados na rede pública estadual do Tocantins. A premiação incluiu um kit tecnológico, medalha e certificado de participação, além de um certificado para a escola vencedora.

Diego de Jesus Freitas Junior, um dos membros da equipe vencedora, expressou sua gratidão e destacou os desafios superados durante a competição. “Foi algo desafiador, em muitos momentos ficamos preocupados, mas conseguimos superar. Inclusive a vergonha de apresentar aos jurados, conseguimos fazer uma ótima apresentação, e graças a Deus deu tudo certo, ganhamos o primeiro lugar.”

O estudante José Victor Póvoa Aguiar compartilhou sua emoção ao ser coroado com o primeiro lugar, enquanto Carlos Eduardo de Oliveira agradeceu à professora Nízia por convidar a equipe e dar total apoio para o evento e ressaltou a importância da experiência desafiadora.

Edislei de Souza Santos, Técnico Pedagógico de Tecnologias e Mídias Educacionais, SRE Gurupi, destacou a relevância do projeto e celebrou a conquista da equipe do Instituto Presbiteriano Araguaia. “Presenciamos um evento de alto nível em que os competidores foram desafiados de várias formas, e as equipes que aproveitaram as oportunidades e conseguiram contornar as dificuldades se consagraram campeãs.”

A diretora Adriana Beatriz Martins Lemes expressou seu orgulho pelos estudantes, destacando o potencial de cada um. “É uma honra ver nossos alunos se destacando em iniciativas tão importantes como a Game Jam de Educação Fiscal. Cada estudante demonstrou não apenas habilidades técnicas, mas também trabalho em equipe, criatividade e resiliência. Estamos extremamente orgulhosos do Instituto Presbiteriano Araguaia.”

A professora Nízia Cristina, Coordenadora da área de Matemática, desempenhou um papel fundamental desde o estímulo inicial às equipes para participarem, passando pela divulgação do projeto, inscrição e organização da documentação. Ela expressou seu reconhecimento pela conquista e enfatizou o notável esforço e conhecimento demonstrados pelos estudantes. “Esta vitória representa não apenas um reconhecimento imediato, mas sim um presente valioso, resultado de um trabalho árduo e do acúmulo de conhecimento. Que esta conquista sirva como uma porta aberta para muitos outros sucessos, e que o aprendizado adquirido nesse processo se torne uma bagagem enriquecedora para toda a vida dos nossos estudantes.”

As duas equipes foram calorosamente recepcionadas pela diretora, coordenadoras, professora e familiares em frente ao Instituto Presbiteriano Araguaia, em um clima repleto de emoção e reconhecimento pelos talentosos vencedores.

Os prêmios foram um kit contendo: Smartphone / Smartwatch / Mala de Viagem / Fone de ouvido Bluetooth / Pen drive / Mouse sem fio / Carregador portátil de celular / Impressora Fotográfica Portátil / Caixa de música / Mochila), bem como medalha e certificado de participação. A escola da equipe vencedora com 1º lugar receberá um certificado de participação

Educação Fiscal – Promovendo Consciência e Cidadania

Além da competição, a Game Jam de Educação Fiscal destaca a importância da Educação Fiscal como um conjunto de ações educativas. Esta visa mobilizar o cidadão para a compreensão da função socioeconômica dos tributos e sua conversão em benefícios para a sociedade. A Educação Fiscal abrange a Sociedade Geral, Educação Básica e Superior, bem como Servidores Públicos, promovendo uma compreensão mais ampla do papel do Estado na sociedade.

A conquista do Instituto Presbiteriano Araguaia destaca não apenas o talento dos estudantes, mas também a dedicação à educação e à inovação, fortalecendo o compromisso do Tocantins em promover a educação fiscal como um pilar fundamental para o desenvolvimento social e econômico do estado.

Sobre Iran Franca

Veja Também

Poeta Zacarias Martins lança livro de poesias  na Escola Estadual  Engenheiro  Valdir Lins

O poeta e jornalista gurupiense Zacarias Martins, contemplado com recursos pelo Edital Estadual da lei …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *