Últimas Notícias

Cleber Toledo lança dia 17, na Leitura, no Capim Dourado, seu novo livro, “A noiva e outros contos políticos”

Por Zacarias Martins

O jornalista e escritor Cleber Toledo, diretor executivo da Coluna do CT, lançará no dia 17 de agosto seu novo livro, “A noiva e outros contos políticos” (Editora Veloso). O lançamento será realizado na livraria Leitura, no Capim Dourado Shopping. Toledo estará assinando os exemplares das 19 às 22 horas.

Ele contou ter retomado seu trabalho literário em 2015, após 20 anos do lançamento de seus primeiros textos, com o livreto “Contos que te conto” (1995). “Ingressei no jornalismo com a intenção de ser escritor, mas acabei deixando a literatura em stand by por duas décadas”, afirmou. Para a construção de “A noiva e outros contos políticos” foram oito anos de trabalho para lapidar o estilo, dos quais cinco anos somente nesses 20 textos que compõem a obra, nos quais o autor busca refletir sobre a relação política nas mais diversas situações.

REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA POLÍTICA

O escritor afirmou que no novo livro as pessoas vão encontrar uma reflexão sobre a prática política em diversos contextos e situações. “Tenho dito que não é uma apologia da não-política, que nos jogou no buraco dos últimos quatro anos, mas antes uma reflexão sobre a prática política mais tradicional, marcada pelo clientelismo, pelo patrimonialismo, a política simplesmente, como muitas vezes ocorre, como mero negócio de ambos os lados, do eleitor e do político”, explicou Toledo.

Para ele, há outro caminho possível para uma política que possa contribuir para o desenvolvimento humano e social, em que a cidadania, o interesse público e a redução das desigualdades sejam o foco.

NARRADOR DE MÃO CHEIA

No prefácio do livro, o professor Pedro Albeirice da Rocha, doutor em literatura e professor do campus de Araguaína da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), avalia que o trabalho de Toledo como jornalista o credenciou “a ser uma referência no colunismo de nosso Estado”. “O que eu não sabia (descobri não faz muito tempo) é que ele é um narrador de mão cheia”, surpreende-se o especialista. “Tenho, há cerca de três anos, o privilégio de ler e opinar sobre o trabalho de ficção curta de Cleber Toledo e, a cada conto, vou tecendo dentro de mim a certeza de que estamos diante de um conhecedor da arte de narrar.”

PERFIL DO AUTOR

Jornalista desde 1992, Cleber Toledo é formado em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), de Presidente Prudente (SP), onde também lecionou. Já atuou em jornais do Paraná, São Paulo e Tocantins, exercendo as principais funções. No Tocantins, foi professor do curso de Publicidade e Propaganda das faculdades Objetivo. De 2003 a 2005 lecionou no Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Em 12 de março de 2005, criou o blog Clebertoledo.com.br, que originou a atual Coluna do CT. No dia 16 de dezembro de 2009, Cleber Toledo recebeu, da Assembleia Legislativa, o título de Cidadão Tocantinense; no dia 10 de setembro de 2010, a medalha Pedro Ludovico Teixeira, a mais alta comenda da Assembleia Legislativa de Goiás; e, no dia 26 de abril de 2019, o título de Cidadão Gurupiense, concedido pela Câmara de Gurupi.

É autor de “Contos que te conto” (1995) e “2018 – crise fiscal, política e 3 eleições” (Editora Veloso, 2020), lançado em novembro de 2020. Ainda participou com contos do “Anuário de Escritores e Poetas do Tocantins (Editora Veloso, 2021 e 2022).

Confira em primeira mão um trecho do conto “A noiva”, que dá nome ao livro:

“Olhares curiosos, pensamentos profusos, sussurros impróprios, risos maliciosos e acenos servis e refolhados. Em meio à tormenta, deslizou num pisar vagaroso e silente sobre o carpete azul-anil. Interrompeu o andar e cumprimentou, num crispar nervoso da mão e olhar fuzilante, o secretário de Estado que ouviu claramente dizer ‘sempre querendo parecer mais importante’. Deu um abraço melífluo na prefeita interiorana que aproveitou sua aproximação e agradeceu a emenda parlamentar para a creche que a cidade tanto clamava.

Atravessou o corredor em busca do ex-prefeito camuflado atrás das cabeças. Sumido desde a traição da última campanha eleitoral. Saudou o sorridente assessor de prefeitura na primeira cadeira, lançou um meigo olhar para o encorpado advogado ao lado e puxou num terno abraço o assustado infiel, que, sem reação, tremeu ao cicio: ‘Nos reencontraremos por aí’”.

Sobre Iran Franca

Veja Também

Poeta Elias Fontele Dourado lança obra impactante

Por Zacarias Martins O jovem e promissor poeta brasiliense Elias Fontele Dourado está fazendo muito …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *