Últimas Notícias

Professora do Instituto Presbiteriano Araguaia ganha o prêmio “Escola que Transforma” por inovação na educação

Por Jonas Amaral

A professora Miriam Nunes da Silva, da Rede Estadual de Educação, tem sido honrada com o prestigioso “Prêmio Estadual – Escola que Transforma” por sua excepcional contribuição à educação. Miriam Nunes, lotada no Instituto Presbiteriano Araguaia, na cidade de Gurupi, conquistou esse reconhecimento por meio de uma inovadora iniciativa que uniu leitura e teatro, transformando o aprendizado em uma experiência criativa e enriquecedora para os alunos.

Leitura: O Fermento do Protagonismo

A iniciativa “Leitura: Fermento para o Protagonismo” ocorreu com Teatro Sítio do Picapau Amarelo e envolveu os alunos das turmas do sexto ano do Instituto Presbiteriano Araguaia, como parte do Projeto Político Pedagógico de 2022. O principal objetivo da iniciativa era aprimorar e desenvolver as habilidades de escrita, interpretação, senso crítico e protagonismo dos alunos, focando nas aulas de Língua Portuguesa.

A jornada da leitura ao palco

A obra escolhida para esta jornada educativa foi o clássico da literatura brasileira “Reinações de Narizinho,” de Monteiro Lobato. A partir da leitura do livro, os alunos selecionaram textos e adaptaram-nos para a forma teatral. Em seguida, escolheram seus papéis, realizaram ensaios independentes e com o apoio de professores, coordenadores e a equipe escolar para aperfeiçoar suas atuações. Alunos monitores cuidaram das coreografias, fantasias, máscaras e maquiagem, criando uma verdadeira experiência de protagonismo. A professora Miriam Nunes desempenhou um papel fundamental como idealizadora e orientadora desse processo educativo.

Uma apresentação de sucesso

A culminação desse esforço ocorreu em 31 de outubro de 2022, no Instituto Presbiteriano Educacional (IPE), celebrando o Dia Nacional do Livro. Duas peças teatrais foram apresentadas: “FBI no casamento da Emília,” escrita pelos alunos Douglas e Geovanna Machado, e “Emília e as pílulas falantes,” uma adaptação da obra original realizada pela professora Miriam Nunes e a aluna Geovanna Machado. Durante a apresentação, tanto os alunos protagonistas quanto os espectadores demonstraram entusiasmo, alegria e admiração pelo processo, que envolveu toda a comunidade escolar, resultando em uma aprendizagem significativa.

O Poder da cooperação

A professora Miriam destaca que o sucesso dessa ação inovadora foi possível devido ao envolvimento de toda a escola, incluindo direção, coordenação, professores e alunos dos sextos aos nonos anos. Além de fomentar o gosto pela leitura, a iniciativa estimulou a criatividade e promoveu o verdadeiro protagonismo dos estudantes por meio de atividades prazerosas de leitura, criação e dramatização.

A Transformação da Leitura

A educadora Miriam Nunes acredita que a leitura é uma ferramenta libertadora que promove o protagonismo no acesso ao conhecimento e à cultura. Ela transforma, informa, emociona e humaniza, aproximando-nos do que é humano em diferentes contextos e sentimentos. A leitura, segundo Miriam, permite viajar com as asas do outro, aprender a voar e utilizar o conhecimento adquirido para criar e recriar suas fantasias em um processo contínuo de crescimento intelectual.

Fala da diretora da Instituição

A Diretora da Instituição, Adriana Beatriz Martins Lemes expressou sua profunda admiração pela iniciativa da professora Miriam Nunes da Silva e por todos os colaboradores, ressaltando o impacto da ação “Leitura: Fermento para o Protagonismo” na transformação da educação. Ela enfatizou como a iniciativa inflamou a paixão pelo aprendizado e fortaleceu o espírito de protagonismo dos alunos. A diretora também fez questão de agradecer a todos os envolvidos pelo seu comprometimento incansável e sublinhou que essa iniciativa marca o início de uma jornada contínua de inovação e criatividade no Instituto Presbiteriano Araguaia.

Sobre a professora Miriam Nunes

Miriam Nunes da Silva é uma educadora apaixonada pela profissão, com 22 anos de experiência no ensino. Ela enxerga a educação como uma poderosa ferramenta de transformação do indivíduo e da sociedade, e a leitura como o caminho para essa transformação.

Sobre Iran Franca

Veja Também

Poeta Zacarias Martins lança livro de poesias  na Escola Estadual  Engenheiro  Valdir Lins

O poeta e jornalista gurupiense Zacarias Martins, contemplado com recursos pelo Edital Estadual da lei …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *