Últimas Notícias

Representante de Comitê de Cultura no Tocantins ministra palestra no III Seminário Internacional Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC)

O Tocantins está presente no III Seminário Internacional Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC): Parcerias transformadoras para um mundo justo e sustentável, que foi finalizado nesta sexta-feira, 02, em Brasília (DF). Nesta edição, o evento tem como tema ‘Parcerias Transformadoras para um Mundo Justo e Sustentável’, e marca a retomada da iniciativa 10 anos após a realização do último seminário. 

O coordenador-geral do Comitê de Cultura no Tocantins, Kaká Nogueira, representou o Estado com palestra sobre a Importância das OSCs como articuladoras de políticas públicas da região Norte. O painel reuniu artistas, produtores e gestores culturais e de renomadas OSCs pelo País e pelo mundo como da World Wide Fund for Nature Inc (WWF Brasil) e representantes governamentais. “Tive essa grata satisfação de ser um dos mediadores desse painel com pessoas profissionais tão relevantes. Levamos um pouco dessa experiência para outros estados, municípios e organizações de todo o Brasil”, afirmou.

 O coordenador-geral do Comitê de Cultura no Tocantins, Kaká Nogueira, representou o Estado do Tocantins.

Além das mesas e painéis de discussão com especialistas nacionais e internacionais; o Seminário contou ainda com oficinas práticas para treinamento e discussões em profundidade; stands de parceiros e oportunidades de networking, e apresentação de estudos em temas específicos. O evento tem como objetivo retomar e fortalecer as discussões sobre parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil. As parcerias entre o governo e as OSCs contribuem para a execução de inúmeras políticas públicas em áreas como a assistência social, educação, saúde, esporte, cultura, entre outras.

De acordo com o coordenador, que é presidente da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac), o evento foi importante para redefinir e revitalizar o diálogo sobre parcerias entre OSCs e administração pública, estabelecendo um caminho claro para cooperação transparente e eficaz. “Uma efervescência de atividades que nos trouxe uma compreensão mais ampla sobre questões regulatórias e operacionais enfrentadas por OSCs e administração pública, resultando em recomendações práticas para fortalecer legislação e práticas existentes”, alegou.

Seminário

Integrando-se às atividades do G20 Social, o Seminário visa ampliar os debates sobre temas cruciais para as OSC, aproveitando o espaço global do G20 para tratar de questões econômicas, políticas e sociais. A iniciativa foi retomada 10 anos após a realização da última edição.

Comitê de Cultura no Tocantins

O Comitê de Cultura no Tocantins é coordenado pela Federação Tocantinense de Artes Cênicas do Tocantins (Fetac), presidida por Kaká Nogueira, ator, produtor e coordenador geral do Comitê.  O Comitê conta com a colaboração em rede da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca). O Comitê do Tocantins ficou em 1° lugar no Brasil na seleção realizada em 2023 pelo MinC e terá ações coordenadas pela Fetac por 24 meses.

Sobre Iran Franca

Veja Também

Ministério da Cultura promove II Encontro de Gestores Municipais de Cultura do Tocantins com foco na Política Nacional Aldir Blanc e Sistema Nacional de Cultura

Na próxima segunda e terça-feira, dias 18 e 19 de agosto, o Ministério da Cultura …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *