Por Zacarias Martins
A Prefeitura de Tocantínia por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou importante evento na manhã desta terça-feira, dia 19, na sede do paço municipal. Foi a solenidade para a entrega da primeira etapa de instrumentos musicais que vão compor a Banda Sinfonica Edith da Silva Vieira.
Essa Banda é uma iniciativa da Prefeitura de Tocantínia, cuja a aquisição dos instrumentos foi garantida com recursos de emenda parlamentar da senadora Professora Dorinha, numa ação coordenada pela Secretaria Municipal de Educação e que faz parte das atividades educativas do componente curricular de Educação Musical da rede municipal de ensino, bem como, das oficinas de música.
Primeira etapa
O secretário de Educação de Tocantínia, André Goveia, informou que nesta primeira etapa do projeto, 40 alunos são beneficiados diretamente com aulas semanais de música, tendo como instrutor o músico e professor Railson Santana, sob a supervisão do maestro Wada Franciel.
Ao todo, 38 instrumentos foram entregues aos alunos e a previsão é que até o final do ano eles estejam executando apresentações musicais nas escolas e também, em atividades da comunidade.
Sobre a Banda
A Banda Sinfônica do município leva o nome da professora Edith da Silva Vieira, que recentemente veio a falecer. Trata-se de uma justa homenagem da administração municipal ao destacado trabalho na educação desenvolvido pela professora Edith em escolas municipais e estaduais de Tocantínia.
Homenagens
Familiares da professora Edith estiveram presentes no evento, sendo homenageados pelos alunos da rede municipal de ensino, bem como, pelos integrantes da Banda Sinfônica da Secretaria Municipal de Educação de Lajeado.
Gilvania Galvão, neta da professora Edith Vieira, disse que é motivo de honra e gratidão essa homenagem, pois segundo ela, sua avó gostava muito de música, sobretudo, de cantar. “Mesmo ainda enlutados devido o pouco tempo de falecimento de nossa avó, essa iniciativa nos trouxe consolo e conforto por saber que o legado dela terá continuidade neste projeto no qual agradecemos ao secretário professor André Goveia, ao prefeito Manoel Silvino e ao nosso vice-prefeito, João Alberto”, asseverou.
Presenças
Estiveram presentes ao acontecimento, autoridades como o vereador e presidente da Câmara, Sérgio Caldeira, secretários municipais, pastores e a comunidade em geral.
O vice-prefeito João Alberto afirmou que estava muito feliz com a concretização dessa Banda, pois a iniciativa vai contribuir para o desenvolvimento dos alunos.
João Alberto ainda destacou que o nome da professora Edith que foi dado à Banda, deve-se, principalmente, ao importante legado deixado pela homenageada para os cidadãos tocantinienses, sobretudo, a ele, que foi aluno da ilustre educadora.
Alegrando vidas
Já o prefeito Manoel Silvino, em tom emocionado, disse não ter dúvidas de que esses alunos irão alegrar não só a vida deles, mas, também, a de muitas pessoas, por meio da música. “O brilho no olho de cada aluno que faz parte dessa banda revela a empolgação com o projeto. E a história de vida da professora Edith que dá nome à Banda, certamente muito vai inspirar essa garotada”, concluiu o prefeito Silvino.
.