A Escola Estadual Irineu Albano Hendges, localizada em Guaraí, realizou na sexta-feira, 15, a primeira edição do projeto Arte Tocantins, com vasta programação que começou pela manhã e se estendeu até à noite.
Uma das principais atrações desse evento foi a roda de conversa com o escritor, jornalista e ativista cultural Zacarias Martins, de Gurupi, autor de seis livro de poesias, um de crônicas e um de literatura infantil, titular da Academia Tocantinense de Letras (ATL) e integrante do Conselho de Política Cultural do Tocantins.
De uma forma lúdica, Zacarias Martins falou um pouco da sua trajetória literária e promoveu um recital de suas poesias. Também destacou a importância do hábito da leitura para ampliar os horizontes do conhecimento dos alunos.
A professora Maria Dorilene Araújo Galvão Milhomem, que leciona a disciplina Língua Portuguesa na unidade escolar, falou sobre a importância da roda de conversa do escritor com os alunos, destacando que Zacarias Martins é um dos principais autores contemporâneos do Tocantins, tem uma bagagem cultural expressiva e por isso mesmo sua presença na escola em muito contribui para o aprimoramento intelectual dos alunos.
Construindo caminhos
Para a professora Dorilene, a arte tem o propósito de despertar a reflexão sobre nossas origens, explorar novos elementos inovadores e moldar os rumos que aspiram para o futuro. “Neste sentido, a escola constrói caminhos onde a arte erudita e popular dialogam, sendo vivenciada em sua importância e não apenas como um raro momento de lazer em que poucos possam usufruir”, explicou a professora.
Mais programação
Além de Zacarias Martins, o evento contou com exposição de poesias produzidas pelos alunos e que foram expostas num mural, juntamente com outros trabalhos artísticos.
Os escritores Fúlvia Maria, Luana Laliko e Orion Milhomem, também conversaram com os alunos. E os artistas plásticos Marcos Dutra e Nicoli Leal expuseram os seus trabalhos. À noite, o público foi brindado com apresentação musical empolgante de Chico Chocolate e Paulo Albuquerque.
.