Por Rodrigo Martins
Os hospitais filantrópicos e santas casas que atuam de forma complementar junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) irão receber investimento para assegurar a assistência e o acesso à saúde para milhões de brasileiros. Em cerimônia realizada no Palácio do Planalto nesta quinta-feira, 20, o Governo Federal garantiu um repasse adicional de R$ 2 bilhões para 3.288 entidades privadas sem fins lucrativos em 1,7 mil municípios, dentre elas o Hospital Dom Orione, de Araguaína/TO.
O diretor presidente do Hospital Dom Orione, Padre Bruno Rodrigues, que também é presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Tocantins, participou do anúncio feito pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pela ministra da Saúde, Nísia Trindade. “É um investimento importante e necessário para as instituições de Saúde que prestam serviço ao SUS, responsáveis por 60% dos atendimentos e internações de alta complexidade no país”, comemorou Padre Bruno.
Também estiveram presentes no ato o vice-presidente, Geraldo Alckmin; o presidente da CMB, Mirocles Véras; o deputado e presidente da Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, Antônio Brito; o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; o secretário de Atenção Especializada à Saúde, Helvecio Miranda Magalhaes Junior e o senador, Veneziano Vital do Rêgo.
Na ocasião foi entregue às autoridades presentes um exemplar do Balanço Social e Apostólico 2022 do Hospital Dom Orione. Um livro de 80 páginas que reúne as ações e atendimentos realizados no decorrer do ano.
Filantropia
O Hospital Dom Orione é uma entidade filantrópica credenciada no Sistema Único de Saúde (SUS) como entidade beneficente de assistência social com a finalidade de prestação de serviços na área da saúde. No ano de 2022, 63,67% dos atendimentos da unidade foram destinados para usuário do SUS.
Cerimônia oficializou a liberação do recurso emergencial para as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos
Padre Bruno com a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
O vice-presidente, Geraldo Alckmin também recebeu um exemplar do Balanço Social e Apostólico.