Reunidos para discutir ações, programas e iniciativas administrativas que resultam no aprimoramento e melhoria da gestão e, consequentemente, a prestação jurisdicional da Justiça Eleitoral no Brasil, diretores-gerais de tribunais regionais abriram na tarde desta quinta-feira, dia 23, o 80º COPTREL (Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil), em São Luís (MA). O encontro ocorreu na sala de reuniões da Assembleia Legislativa do Maranhão.
Entre outros temas abordados, estão segurança digital, processos de contratação e biometria. O Tocantins foi representado pelo diretor-geral do TRE-TO, José Machado dos Santos. Em sua fala, ele fez questão de destacar a importância do anúncio feito pelo TSE de centralizar esforços em relação à segurança digital. A informação foi dada pelo diretor-geral do TSE, Rui Moreira de Oliveira. “Quero parabenizar o TSE por centralizar um programa de cibersegurança. Há muito tempo vínhamos debatendo a situação. É uma atitude muito eficaz”, comentou.
Outro ponto destacado pelo diretor-geral do TRE-TO abordado na reunião foi a deliberação do TSE de unir os regionais em processos de contratações. “É muito mais vantajoso unir os tribunais em grupos para contratações. É uma economia de escala importante para o setor público. Comprova que, em conjunto, podemos fazer muito pela Justiça Eleitoral no Brasil”, complementou o gestor.