Um professor da rede municipal de ensino da cidade de Colméia, no norte do Tocantins, foi flagrado manifestando suposta propaganda política em um evento do Dia das Crianças realizado nesta sexta-feira (28), na Escola Municipal Pedro Ludovico Teixeira. A informação foi repassada à redação através de denúncias de pais e familiares de alunos que, inclusive, estão promovendo um abaixo assinado em repúdio à ação do educador.
Um vídeo enviado por internautas mostra o momento em que o professor, cercado de crianças, faz o sinal de “L” com uma das mãos, supostamente fazendo referência ao candidato a Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Não é uma prática legal a instituição, ou o docente, demonstrar seu posicionamento político ou pedir votos para determinado candidato, conforme informa o cientista político e professor universitário Humberto Dantas. Para ele, esse apoio pode influenciar não só os estudantes, mas também a família dos alunos. Ele afirma que, em termos legais, o papel da escola deve ser o de não se posicionar.
Dantas alerta ainda que a publicidade eleitoral nas escolas é crime e cabe multa para o candidato e para o autor, mas é necessário haver denúncias e provas da irregularidade. “O TRE fiscaliza, mas por meio de denúncia. Deve existir uma denúncia formal e a justiça eleitoral vai fazer a aplicação dessa multa.”
Ainda segundo internautas, o profissional educador não esconde seu posicionamento como apoiador do candidato, como demonstra em seus perfis nas redes sociais.
Um pai de aluno relatou à reportagem que “a manifestação é um direito de qualquer cidadão, porém a revolta deu por conta que ultilizou um ambiente escolar, ao lado de alunos e ainda em um evento para eles, demonstrando total desrespeito com o ambiente educacional, inclusive expondo imagem das crianças”.
A Administração Municipal informou que já está ciente da situação e deverá tomar as devidas providências legais.