A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE) do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realiza, nesta terça-feira (20/09), reunião com representantes de partidos políticos, federações e coligações. Durante o evento, realizado no auditório do TRE-TO, haverá preenchimento e recolhimento de cédulas para utilização no Teste de Integridade das urnas eletrônicas. A reunião está marcada para 15 horas.
Já entre os dias 22 e 25 de setembro, os cartórios eleitorais realizarão o mesmo procedimento nas 33 zonas eleitorais do estado. Partidos políticos, federações e coligações foram convidados a participar; o preenchimento das cédulas será feito das 9 às 19 horas.
Teste de Integridade
O preenchimento de cédulas é uma das etapas do processo de auditoria das urnas eletrônicas. No Teste de Integridade, as cédulas preenchidas são utilizadas nos trabalhos da CAVE no dia das eleições; a auditoria segue os mesmos procedimentos e horários da votação oficial no dia 2 de outubro.
Os votos registrados no papel são cantados em voz alta e digitados na urna eletrônica. Ao final, é feito o batimento entre a apuração das cédulas de papel e os votos contabilizados na urna eletrônica. O resultado deve ser o mesmo, comprovando a segurança do sistema eletrônico de votação.
Neste ano, 20 urnas vão passar pelo Teste de Integridade no Tocantins. A auditoria será realizada na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso; é um procedimento público e pode ser acompanhado por qualquer pessoa. O Teste de Integridade também será transmitido ao vivo pelo canal da Justiça Eleitoral do Tocantins no YouTube.