Últimas Notícias

Alunos participam da comemoração do Dia do Índio na Aldeia Xerente Salto, em Tocantínia

Por Leontina Martins 

Na manhã desta terça-feira (19), um grupo de alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Benvindo da Luz, participou da programação festiva ao Dia do Índio. O evento aconteceu na Aldeia Xerente Salto Kripre, em Tocantínia.

A festividade também contou com a presença ilustre do governador Wanderlei Barbosa, do presidente da Assembleia Legislativa, Antonio Andrade (Republicanos), além dos deputados estaduais Vilmar do Detran (Solidariedade), Valdemar Junior (Republicanos) e Vanda Monteiro (União Brasil), bem como, do prefeito Manoel Silvino, o vice, João Alberto, vereadores e outras autoridades.

Na oportunidade, um grupo de alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Benvindo da Luz, acompanhados pela gestora escolar, Simone de Jesus Silva, e uma parte da equipe escolar, estiveram presentes na Aldeia, onde interagiram com a comunidade local.


Compromisso
Em seu discurso, o governador Wanderlei Barbosa garantiu que vai determinar à Secretaria de Estado do Esporte que tome as providências necessárias para que o campo de futebol da comunidade seja gramado. Afirmou também que as demandas em relação à melhoria da escola local sejam atendidas. Sobre o posto de saúde, o governador lembrou que a saúde Indígena é responsabilidade da União, mas fará gestão junto aos órgãos competentes.

Momento gratificante
De acordo com a gestora escolar Simone de Jesus Silva, o evento proporcionou um momento gratificante para os alunos do município, que vivenciaram experiências novas e, principalmente, viveram a experiência da cultura Xerente. “Na visita, os alunos puderam fazer pinturas corporais, acompanharam a dança da Sucuri, e a disputa de arco e flecha”, informou a gestora

A aluna Yasmim Suiti de Souza Xerente, que cursa o terceiro ano na Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Benvindo da Luz, disse que estava muito feliz em retornar à Aldeia e visitar os parentes.

Seus colegas de aula, Artur Kaique Souza Pinheiro, Samara Wakedi Xerente e Laura Sofia Wareti Xerente, também estavam bastante animados em participar dessa programação festiva, juntamente com a turma do quinto ano. “Todos ficaram maravilhados com o que viram e, certamente, vão guardar belas recordações na memória”, afirmou o professor Genivaldo Rodrigues Trindade.

Sobre Iran Franca

Veja Também

Poeta gurupiense leva leitura e roda de conversa a estudantes da rede pública por meio de edital do Governo do Tocantins

Contemplado com o recurso de R$ 10 mil, no módulo I da categoria Linguagens Artísticas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *