O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está com inscrições abertas para participação no II SIREDEE e no I SEVISP. O evento será realizado nos dias 19 a 21 de outubro, de forma virtual, por meio da Plataforma Teams. Acesse o site para mais informações (https://siredeevigsaude.wixsite.com/hdt-uft).
Podem se inscrever profissionais, estudantes e pesquisadores da Rede Ebserh, de qualquer Instituição de Ensino Superior (IES), e de outras instituições de saúde. A taxa simbólica para efetivação da inscrição é de R$ 35,00. O valor será utilizado para a realização da ação HDT-UFT Solidário, juntamente com o Centro Acadêmico de Medicina da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). O envio de trabalhos poderá ser feito até o dia 1º de outubro, e não haverá custo adicional.
Objetivo
O objetivo da iniciativa é agregar pesquisadores e socializar saberes e práticas sobre Vigilância em Saúde, Segurança do Paciente e Doenças Emergentes e Reemergentes no contexto da Pandemia da Covid-19, formando uma rede de cooperação e minimizando os problemas de saúde pública.
Serão ofertados palestras, debates, minicursos e apresentação de trabalhos. Durante o evento, ocorrerá o lançamento do livro “Doenças Infectocontagiosas e o Controle de Infecção Hospitalar: desafios em Tempos de Pandemia”, realizado a partir das experiências compartilhadas com diversas categorias profissionais.
Sobre a Rede Ebserh
O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.