Últimas Notícias

Professores de Tocantínia participam de encontro literário com a escritora Irma Galhardo

Por Zacarias Martins 

Com o apoio da Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a cidade  está recebendo, nesta semana,  o Projeto Caravana Tocantins Poético e Lendário, com a consagrada escritora Irma Galhardo, da Academia Palmense de Letras.

O secretário de Educação do município,  André Goveia, explica que o público alvo dessa iniciativa que acontece na Escola Municipal de Tempo Integral Antonio Benvindo da Luz,  são os professores e regentes da Rede Municipal de Educação, que estão passando por um intercâmbio cultural.

A iniciativa visa incrementar ainda mais o  Projeto Leitura Viva, desenvolvido em todas as escolas municipais, tendo como foco despertar o aluno para leitura e a produção textual, além de contribuir para fomentar a cultura da leitura na comunidade. 

Os professores participam  de Oficina introdutória fundamentada no Letramento Literário, bem como, Oficina de Técnicas de Contação de Histórias; e Oficina de Poesia Infantil. Também haverá uma Oficina de Literatura de Cordel; além de Oficina de Bonecas Contadoras de Histórias e, por último, a  Oficina de Abayom.

Na sexta-feira (13) haverá  programação direcionada para os alunos,  com  a apresentação do espetáculo de contação de histórias, pelo canal da Prefeitura de Tocantínia no You Tube.

Sobre o Projeto

O projeto de incentivo à leitura e de fortalecimento da identidade cultural tocantinense, Caravana de Lendas do Tocantins, iniciará mais uma edição histórica, desta vez, no município de Tocantínia com o patrocínio da Energisa através da Lei Rouanet.

O projeto, que consiste na circulação da escritora Irma Galhardo e de suas obras, levando livros, contação de histórias, oficinas variadas, plantio coletivo de árvores e acesso cultural aos jovens estudantes de escolas públicas do Tocantins, existe desde 2014 e já impactou positivamente mais de 10 mil crianças de baixa renda no Estado.

Premiações

A Caravana de Lendas do Tocantins traz em seu histórico o Prêmio Brasil Criativo 2016, concedido pelo governo de São Paulo e MinC, o Prêmio de Culturas Populares Selma do Coco 2018, do extinto Ministério da Cultura – MinC, além de classificação em mais três editais de cultura: Edital Amazônia Cultural 2013- MinC; Edital de Patrocínio Cultural 2016, do Banco da Amazônia- BASA e edital PROMIC 2019, da Fundação Cultural de Palmas.

Fotos: Edvaldo Xerente

Sobre Iran Franca

Veja Também

Poeta gurupiense leva leitura e roda de conversa a estudantes da rede pública por meio de edital do Governo do Tocantins

Contemplado com o recurso de R$ 10 mil, no módulo I da categoria Linguagens Artísticas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *