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Formação continuada capacita professores de Tocantínia para os desafios do ensino aprendizagem em tempos de pandemia

Por Zacarias Martins

Começou na terça-feira, dia 15 e foi concluída nesta quinta-feira, 17,  mais uma Formação Continuada dos Professores da Rede  Municipal de Educação de Tocantínia, promovida pela Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e  ministrada pela Empresa Farol do Saber. A abertura do evento foi  prestigiada pelo prefeito Manoel Silvino e pelo presidente da Câmara de  Vereadores,  Afonso Tavares.

Essa formação aconteceu nas dependências da Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Benvindo da Luz, tendo sido observados todos os  protocolos de  segurança cuidados de proteção contra a Covid-19. Foram colocadas aos participantes, questões sobre a educação emocional e seus desdobramentos no cotidiano escolar em tempo de pandemia, bem como,  ensino híbrido e  protocolos de biossegurança para retorno às aulas presenciais.

Na oportunidade, o secretário de Educação de Tocantínia, André Goveia,  aproveitou para  falar sobre o Plano de Ensino da Rede Municipal de Educação de Tocantínia nos tempos atuais e ressaltou que a capacitação dos professores, especialmente,  em relação aos protocolos de biossegurança adotados nas unidades de ensino é de extrema importância pois eles são os executores de protocolos de segurança e multiplicadores destes aos demais membros da comunidade escolar, que envolvem alunos, famílias e colaboradores.

“Como forma de garantir uma educação de qualidade para todos em Tocantínia, a Semed tem estimulado a participação dos professores das nossas escolas municipais nas diversas etapas da formação continuada, buscando  fortalecer seus conhecimentos, habilidades e competências digitais e presenciais com práticas inovadoras de ensino e aprendizagem para ambientes virtuais, de ensino híbrido e volta às aulas”, explicou  André Goveia.

Professores formadores

Ministraram essa formação continuada,  os seguintes profissionais:

Lilia Gama da Silva Póvoa

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pós-graduada em Docência do Ensino Superior; Pós-Graduada em Gestão Escolar (Administração e Supervisão) pela Universidade Estadual do Piauí (2005); Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (2000). Profissional Coaching pelo Instituto Aurum. É funcionária do Tribunal de Justiça do Tocantins atuando como Supervisora Pedagógica e Secretária Acadêmica da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT). Atuou como professora do Curso de Pedagogia da Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS) / Universidade Aberta do Brasil (UAB). Tem experiência na área de Educação como Professora do Ensino Superior, Médio e Fundamental, Coordenação e Supervisão Escolar, Elaboração de Projetos.

Marcos Irondes Coelho

Doutorando em Educação na Amazônia e Mestre em Educação pela UFT. Graduado em Pedagogia pela UNITINS. Professor da Educação Básica da SEDUC/TO. Coordenador Estadual do Programa de Apoio à Implementação da BNCC (ProBNCC). Desempenhou as funções de diretor de escola, coordenador e supervisor pedagógico, e ainda, funções de gestão na Seduc/TO. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas de Currículos Educacionais das/para/com Minorias Sociais Nortistas Amazônidas (GEPCE/Minorias). Pesquisador da Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (RIDES). Sócio da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Realiza estudos e pesquisas com ênfase em currículo da educação básica, formação de professores e diversidade.

Aldízia  Carneiro de Araújo

Mestre em Educação- PPGE/UFT, Especialista em Gestão Educacional – Metodologia do Ensino de Ciências Humana; em Pedagogia Escolar: Supervisão, Orientação e Administração; em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Tecnologias Aplicadas à Educação. Graduada em Pedagogia, habilitada em Orientação Educacional (ULBRA) e em História(UFT) , membro do NEPCE/GEpeEM/Observatório de Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObsSPE)/Rede MAPA; Professora da Educação Básica. Assessora Técnica dos Sistemas e redes de ensino do Conselho Estadual de Educação-TO, coordenadora de Formação Continuada da Farol do Saber. Atua como Professora do Ensino Superior; Palestrante na área da educação. Exerceu ainda a funções de Orientadora Educacional, técnica pedagógica do Setor Executivo de Tecnologias Aplicadas à Educação na Secretaria Estadual de Educação ,Juventude e Esportes do Tocantins. Tem 25 (vinte e cinco) anos de experiência na área de Educação.

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