Com mais de 12 mil vagas ofertadas, o estado do Tocantins consolida o maior ciclo de concursos públicos da história sob a gestão de Wanderlei Barbosa. Mais de 5,5 mil servidores já foram convocados e mais de 7 mil vagas serão preenchidas por meio de certames em andamento e lançados em 2026, na Educação, Saúde, Polícia Militar, entre outras pastas estratégicas.
Mais do que números, a política adotada pela gestão Wanderlei Barbosa estabelece um novo padrão de acesso ao serviço público, com planejamento, previsibilidade e valorização do mérito. Desde a sua criação, o estado do Tocantins conviveu com um modelo de administração marcado por contratações temporárias, vínculos precários e baixa renovação do quadro efetivo. Com os investimentos e foco no servidor e serviço público eficiente, a gestão do Executivo Estadual deixa um marco estrutural para as próximas gerações do Tocantins.
O eixo central desse movimento de estabilidade de servidores é o concurso da Educação, realizado em 2023 após cerca de dez anos sem seleções na área. Desde então, 4.394 profissionais foram convocados, em oito chamadas, incluindo servidores do cadastro de reserva. A meta da gestão estadual é ultrapassar a marca de 5 mil nomeações, consolidando a maior reposição de pessoal da história da rede estadual de ensino.
A política de recomposição de efetivo da Polícia Militar segue em ritmo contínuo. O concurso realizado em 2021 resultou no preenchimento de 1.000 vagas. Em 2025, um novo certame teve início e está em andamento com 660 vagas, distribuídas entre soldados e oficiais. O Corpo de Bombeiros Militar também foi reforçado com concurso que ofertou 110 vagas, com 118 aprovados em formação. Paralelamente, o governo já estrutura o próximo concurso da Polícia Civil, ampliando o alcance dessa política de fortalecimento institucional.
O ciclo de concursos avançou ainda para áreas estratégicas da administração pública. Na Agência de Fomento, as 25 vagas ofertadas pelo certame foram preenchidas e os aprovados convocados. Um novo processo seletivo já está em andamento com 10 vagas, mais cadastro de reserva. O governador Wanderlei Barbosa empossou ainda 6 novos procuradores do Estado, aprovados no 3º Concurso da Procuradoria-Geral do Estado, reforçando a base técnica e a segurança jurídica das ações governamentais.
Saúde
O próximo grande passo está na área da saúde. Já autorizado, o concurso da Secretaria de Estado da Saúde prevê 5.124 vagas, distribuídas em 31 categorias profissionais, incluindo médicos especialistas, enfermeiros e técnicos, configurando o maior certame já planejado para o setor no Tocantins. Depois de 18 anos sem realização de concurso público para a área, Wanderlei Barbosa anunciou a autorização do certame no último dia 30 de janeiro.
Ciclo inédito na história
O governador Wanderlei Barbosa destaca a importância histórica do investimento no servidor público efetivo, na estruturação dos setores com a qualificação e na valorização dos recursos humanos. “Tenho trabalhado com uma política pública voltada para o fortalecimento e o reconhecimento do servidor público, por meio da realização de concurso público em diferentes áreas, sempre visando à eficiência do serviço oferecido à sociedade. Nossa gestão é pautada pelo comprometimento com quem executa as ações, de forma responsável, e com quem recebe atendimento, pois nosso foco é sempre o desenvolvimento do Tocantins como um todo”, destacou o gestor.
Corpo de Bombeiros Militar também foi reforçado com concurso que ofertou 110 vagas, com 118 aprovados em formação – Antonio Goncalves/Governo do Tocantins
Meta da gestão estadual é ultrapassar a marca de 5 mil nomeações, consolidando a maior reposição de pessoal da história da rede estadual de ensino – Antonio Goncalves/Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa destaca a importância histórica do investimento no servidor público efetivo, na estruturação dos setores com a qualificação e valorização dos recursos humanos – Antonio Goncalves/ Governo do Tocantins
Depois de 18 anos sem realização de concurso público para a Saúde, governador Wanderlei Barbosa anunciou a autorização do certame no último dia 30 de janeiro – Márcio Vieira/Governo do Tocantins.

FocoTocantinense Noticias do Estado do Tocantins