Neste mês de maio, o Sesc em Gurupi recebe a apresentação de contação de histórias “Sentada na rede, minha avó cantava e contava histórias: narrativas orais indígenas” e a Oficina de Arte-Educação Indígena: um território criativo de saberes, com a mediadora e arte-educadora Aliã Wamiri Guajajara (PI).
Sobre a apresentação
Na apresentação, a artista narra e canta uma série de histórias que juntas tornam-se palco de memórias da infância e cosmovisão do seu povo originário.
A apresentação acontece no dia 29 de maio, na Biblioteca do Centro de Atividades do Sesc em Gurupi, em dois horários, às 10h e às 15h. A classificação indicativa é livre e a entrada é gratuita e a duração é de aproximadamente 40 minutos.
Sobre a oficina
Com o objetivo de compartilhar saberes e experiências vivenciadas nas aldeias indígenas e para demonstrar a diversidade cultural indígena do território nacional, serão apresentadas narrativas orais, cantos, palavras e ilustrações tradicionais indígenas. Assim, a oficina visa oferecer conteúdos e métricas de Arte-educação a partir dos saberes indígenas, conhecendo, valorizando e incluindo a cultura dos povos originários com práticas educativas na sala de aula formal e não formal.
A oficina acontece no dia 30 de maio, no Centro de Atividades do Sesc em Gurupi e será realizada em dois períodos, das 9h às 12h e das 14h às 18h, com intervalo para o almoço. A classificação indicativa é para maiores de 18 anos.
Sobre a mediadora
Aliã Wamiri Guajajara é graduada em Educação Artística pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e tem especialização em Educação Profissional pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Ela também é educadora artística, produtora cultural, fitoterapeuta, ilustradora de literatura infantil e contadora de histórias. Tem experiência na área de Arte-educação voltados à cultura indígena para o público infanto-juvenil, educadores e pesquisadores. Atualmente, reside na comunidade Aldeia Ukair, em Teresina (PI), onde é liderança espiritual.