Por Clara Santos
Dentro das ações inseridas no Componente curricular Projeto de Vida, o Colégio Esportivo Cívico Militar Santa Rita de Cássia, localizado no Jardim Aureny I, em Taquaralto, promoveu na manhã desta quinta-feira, 25, uma roda de conversa literária com o consagrado jornalista, poeta e ativista cultural Zacarias Martins, titular da Academia Tocantinense de Letras (ATL).
Além da roda de conversa, o autor fez o lançamento da terceira edição do seu livro de poemas “Pinga-Fogo”, publicado pela Editora Veloso e que foi contemplado no módulo I da categoria Linguagens Artísticas – Literatura, do edital Artes Tocantins 2023, do Governo do Tocantins.
De forma descontraída, Zacarias falou um pouco de sua história e destacou que cada um pode ser o que quiser, ou seja, o sucesso é resultado das ações daqueles que buscam alcançá-lo. Os estudantes participaram ativamente e ao final foram premiados pelo escritor com um recital de poemas e sorteio de livros de sua autoria. O autor também fez a doação de alguns exemplares de sua obra, para reforçar o acervo da biblioteca escolar.
Objetivo
A iniciativa de convidar o poeta Zacarias Martins para essa ação no colégio, partiu do professor Pedro Ferreira, que atua na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em que se insere o Componente Curricular Projeto de Vida, que tem por objetivo orientar os estudantes a fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade e responsabilidade.
Momento prazeroso
O professor Pedro Ferreira fez uma avaliação sobre a passagem do poeta por aquela unidade escolar:
“Conhecendo o trabalho do Zacarias Martins já sabíamos que seria um sucesso. No entanto, posso afirmar que superou nossas expectativas. A sua fala sobre a importância da leitura na tomada de consciência de que as escolhas que fazemos determina o que nos tornaremos, vem ao encontro com o que trabalhamos no Componente Curricular de Projeto de Vida”, afirmou o professor.
Pedro Ferreira também destacou a forma dinâmica e divertida com que Zacarias Martins conduziu a roda de conversa que, de forma criativa e alegre desenvolve sua narrativa articulando passado e presente, envolvendo a todos que ouvem a sua mensagem, tornando o momento prazeroso.