Últimas Notícias

Poeta Zacarias Martins lança livro de poesias na Feira Literária e Artística de Porto Franco, no Maranhão

Expoente da literatura tocantinense, o poeta, jornalista e ativista cultural Zacarias Martins foi um dos autores representantes do Tocantins que participaram da 1ª Flapofran – Feira Literária e Artística de Porto Franco, no Maranhão, que aconteceu nos dias 12, 13 e 14 deste mês, no Campus Tecnológico Darcy Ribeiro. Nesse evento, Zacarias Martins lançou o seu livro de poesias, intitulado de “Pinga-Fogo”, publicado pela Editora Veloso, de Gurupi.

VERSOS LIVRES

O professor e Pedro Alberice da Rocha, Doutor em Teoria da Literatura e que atua no Campus da UFNT de Araguaína, esse livro de Zacarias Martins é uma obra escrita com versos livres, e cheios de ânsia por liberdade, ressaltando que o linguajar é coloquial, não apresentando qualquer dificuldade de entendimento. “O eu-lírico passeia do amoroso ao humoroso, com desenvoltura ímpar. Amor e humor constituem presença constante na obra”, afirma Albeirice.

COMENTÁRIO NA CONTRACAPA DA OBRA

Já o jornalista Cléber Toledo, que assina um comentário na contracapa da obra, diz que Zacarias nos presenteia com ironia e humor, nesses versos ora sarcásticos, ora ácidos que marca essa obra. “Com eles, o nosso autor preferido da região sul nos leva a rir e a pensar, atingindo o objetivo de todos aqueles que se propõem a escrever com seriedade pelo humor e sarcasmo”, observa Cléber Toledo.

SOBRE O AUTOR

Poeta, jornalista profissional, cronista, conferencista e ativista cultural, Zacarias Martins é paraense, de Belém, mas tocantinense de coração. Reside em Gurupi desde 1983. Possui publicados seis livros de poesias, um para o público infantil e um outro de crônicas (Histórias da história de Gurupi), que foi indicado por duas vezes para o exame vestibular a Universidade de Gurupi. Também tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo país afora. Seus poemas, inclusive, já foram traduzidos para o Esperanto. Como membro titular, Martins integra os quadros da Academia Tocantinense de Letras, da Academia Gurupiense de Letras e da Academia Brasileira de Jornalismo, além do Comitê de Cultura no Tocantins.

CONDECORAÇÕES

Dentre as condecorações que Zacarias Martins recebeu em reconhecimento a seus servidos prestados à Cultura, afloram com destaque a Medalha da Ordem do Mérito da Cultura e Cavaleiresca de Santo Amaro, no Grau de Comendador; a Medalha do Mérito Cultural D. Pedro II, O Título de Cidadão Tocantinense que recebeu da Assembleia Legislativa do Tocantins, bem como o Título Honorífico de Cidadão Gurupiense, outorgado pela Câmara Municipal de Gurupi, além da Medalha do Mérito Acadêmico, outorgada pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias. É Senador da Cultura, representante do Estado de Tocantins no Congresso da Sociedade de Cultura Latina do Brasil.

Sobre Iran Franca

Veja Também

Presidente do União Brasil Mulher no Tocantins declara apoio à pré-candidatura de Vicentinho Júnior ao governo do Estado

A presidente do União Brasil Mulher no Tocantins, Naides Cesar, é mais uma liderança política …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *