Últimas Notícias

Programação da Semana da Consciência Negra movimenta escolas municipais de Tocantínia

Por Leontina Martins

A Semana da Consciência Negra teve programação movimentada nas escolas que compõem a Rede Municipal de Educação de Tocantínia. As escolas municipais realizaram a culminância do Projeto Leitura Viva, referente ao quarto bimestre letivo.

Na Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Benvindo Luz, por exemplo, a temática trabalhada com os alunos foi “Cultura negra: identidade brasileira“.

Visitas ilustres

Na sexta-feira, dia 17, participaram da programação, os alunos do 1° ao 6° ano do ensino fundamental e corpo docente. Na ocasião esteve prestigiando o evento, uma comitiva de intelectuais de Brasília, formada pelo cordelista Gustavo Dourado, que é presidente da Academia Taguatinguense de Letras, no Distrito Federal, sua esposa, a poeta e jornalista Maria Félix Fontele, além do filho   do casal, o cineasta e roteirista Gustavo Fontele.

Acompanhados pelo poeta e jornalista tocantinense Zacarias Martins e pelo secretário de Educação do município, o professor André Gouveia, os visitantes ilustres se encantaram com as apresentações dos alunos referentes à temática da consciência negra, momento em que lhes foram apresentados  uma pequena mostra da culinária brasileira, brincadeiras de origem africanas, artesanato e a história que fez o Brasil em que vivemos. Na oportunidade, tanto Gustavo Dourado quanto Maria Félix fizeram um recital de poesias.

A gestora da Unidade Escolar, Simone de Jesus Silva, disse que se sentia honrada com a presença dos ilustres visitantes e aproveitou para agradecer à gestão municipal pelo apoio que vem recebendo para desenvolver um projeto pedagógico  que tem se revestido de forma muito positiva junto ao alunado.

,,,,

scola de Assentamento

Os alunos da Escola Municipal Benvindo Souza Luz, localizada no Assentamento Água Fria II, também participaram da culminância do Projeto Leitura Viva, do quarto bimestre.  O tema trabalhado com os alunos da educação infantil ao nono ano do ensino fundamental, foi “Cultura Negra, identidade brasileira”.  Também, todos os servidores da escola se envolveram nessa ação.

Incentivo à leitura

A Escola Ana Alves de Brito no povoado Palminha também desenvolveu a temática da consciência negra apresentando desfile da beleza negra, apresentação de teatro, apresentação de pesquisas e estudos históricos bem como debate sobre preconceito e oportunidades para o público negro na sociedade.

O secretário de Educação André Goveia falou sobre a importância dessa e de outras iniciativas que integram o leque de ações do Projeto Leitura Viva, buscando, principalmente, a aquisição de novos conhecimentos. “Além do incentivo à leitura e a produção textual, buscamos incrementar ainda mais o ensino aprendizagem dos alunos das escolas municipais de Tocantínia, sempre de forma bastante criativa e lúdica”, concluiu o secretário.

Sobre Iran Franca

Veja Também

Secretaria da Educação de Tocantínia é contemplada com livros do Itaú Social

Por Zacarias Martins Fotos: Higor BatistaMais uma importante ação   que integra o Projeto Leitura …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *