Últimas Notícias

Farmacêuticos da rede municipal de Gurupi recebem orientações sobre sistema de dispensação de medicamentos

Nesta semana, farmacêuticos que atendem a rede municipal de saúde receberão orientações sobre o Sistema Hórus, o sistema de dispensação de medicamentos do Ministério da Saúde. A capacitação foi realizada pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS). As aulas foram ministradas pela representante da Assistência Farmacêutica do Componente Básico do Estado, Suene Matos e pela Coordenadora da Assistência Farmacêutica no município Christiane Rodrigues de Paula.  

O Sistema Hórus não funciona somente para farmácia básica, mas também para qualquer estabelecimento que distribui remédios via Sistema Único de Saúde (SUS).

“É muito importante essa capacitação do Hórus, porque é um sistema de gestão que realmente vai nos ajudar no dia-a-dia, até pra ter dados, né? Para fazer a compra dos medicamentos, as informações dos pacientes. É um sistema que vai realmente nos ajudar para que não haja falta, desabastecimento de remédios”, disse Jéssica Nunes, farmacêutica da Farmácia Central que participou das aulas.   

“Com a equipe capacitada os usuários terão os atendimentos mais ágeis e humanizados nas unidades de dispensação. Estamos preparando nossos servidores para, além da distribuição racional de remédios, podem também realizar atividades de atenção farmacêutica e orientação farmacoterapêutica à comunidade”, explicou Christiane Rodrigues de Paula, coordenadora da assistência farmacêutica municipal.

“O Hórus é uma ferramenta gratuita do Ministério da Saúde, todo país usa este sistema de gerenciamento de medicamentos, ele otimiza estes recursos financeiros emitindo ferramentas práticas para os farmacêuticos como relatórios com vencimento validade dos remédios. Então, isso é muito importante para quem está no serviço fazer esta gestão facilitando e melhorando a vida do paciente também”, ressaltou a representante da Assistência Farmacêutica do Componente Básico do Estado, Suene Matos que ministrou os ensinamentos.

Sobre Iran Franca

Veja Também

Poeta Zacarias Martins lança livro de poesias  na Escola Estadual  Engenheiro  Valdir Lins

O poeta e jornalista gurupiense Zacarias Martins, contemplado com recursos pelo Edital Estadual da lei …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *