Últimas Notícias

Alunos de Lagoa da Confusão participam de roda de conversa com o escritor Zacarias Martins

Um seleto grupo de alunos do Colégio Estadual Lagoa da Confusão teve uma aula diferente na tarde desta terça-feira, dia 11. É que aconteceu uma animada roda de conversa literária com o consagrado  poeta e jornalista tocantinense  Zacarias Martins.

Com a participação dos estudantes, o escritor promoveu um recital de suas poesias e falou sobre sua trajetória no mundo das palavras, em uma palestra lúdica e bem-humorada.

O autor falou também,  sobre a importância do hábito da leitura  para que os alunos possam alcançar sucesso em suas trajetórias para o futuro. Também não faltou um recital com as poesias de Zacarias Martins que também encantaram alunos e professores que puderam acompanhar de perto a performance desse autor que é considerado uma grande refer~encia da literatura tocantinense. Na oportunidade, o autor fez um agradecimento especial à professora Fernanda Martins da Silva, que o auxiliou nesse encontro com os alunos.

A diretora da unidade escolar, Elvânia Brito, destacou a importância da roda de conversa com a participação de Zacarias Martins. Ela reforçou que o momento contribuiu “para despertar a autoestima dos alunos, ao mesmo tempo em que expôs, de forma diferente e bem atrativa, sobre o hábito da leitura e a importância que esse hábito tem no sucesso profissional das pessoas”.

“Agradecemos a presença de Zacarias Martins, que aceitou o convite para participar dessa Roda de Conversa, e que, certamente, vai ficar guardada por muito tempo na memória dos nossos alunos”, completou a diretora.

Sobre o escritor

Paraense de Belém, mas residindo em Gurupi desde 1983, Zacarias Martins é um escritor premiado e já recebeu várias condecorações e honrarias em reconhecimento do seu trabalho literário, dentre as quais, a Medalha da Ordem do Mérito da Cultura e Cavalheiresca de Santo Amaro, no Grau de Comendador; Medalha de Mérito Cultural D. Pedro II; Título de Cidadão Tocantinense, concedido pela Assembleia Legislativa do Tocantins; além da medalha do Mérito Acadêmico, outorgada pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias.

Ele é membro fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras, além de ter integrado o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins.

O poeta já publicou seis livros de poesias, um de crônicas (Histórias da história de Gurupi), obra indicada, por duas vezes, para o exame vestibular da Universidade de Gurupi, além de um livro para crianças, lançado no ano passado.  Martins também tem ainda  participação em mais de 50 antologias literárias. O escrito está presente no “Almanaque Santo Antônio – 2023”, da Editora Vozes, uma das maiores editoras do Brasil.

Sobre Iran Franca

Veja Também

Com apoio da deputada Vanda Monteiro, os vereadores Napoleão Dionísio e Bitom buscam melhorias para Lagoa da Confusão

Por Zacarias Martins A pedido dos vereadores de Lagoa da Confusão, Napoleão Dionísio (UB) e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *