Últimas Notícias

Deputado Eduardo Fortes defende distribuição de soro antiofídico em todas as unidades de saúde do TO

Com a finalidade de reduzir o número de vítimas de acidentes com cobras, um requerimento, em regime de urgência, do deputado Eduardo Fortes (PSD), foi aprovado na sessão matutina desta terça-feira, dia 28.

Para o parlamentar, a estratégia é disponibilizar o soro antiofídico em todas as Unidades Básicas de Saúde do Estado do Tocantins (UBS), com a adequada oferta dos soros em serviços de urgência e emergência.

“Os dados apontam que apenas 37 unidades de saúde, em 32 municípios, estão capacitadas para lidar com esse tipo de situação. Imagina uma pessoa que mora em um município distante? As chances dela sobreviver são quase nulas”, alertou Fortes.

Ele justifica que o atendimento rápido poder evitar o agravamento do quadro de saúde dos pacientes e, sem o tratamento adequado, as picadas podem evoluir para necrose, amputações, hemorragias e até óbito. “Um atendimento rápidos e eficaz pode fazer toda diferença entre a vida e a morte”.

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, em 2020, foram registrados nos sistemas oficiais 31.395 acidentes com serpentes, dos quais 121 levaram as vítimas ao óbito. A jararaca é responsável por 70% dos acidentes; seguida da cascavel, cerca de 9%; surucucu 1,5%; e coral verdadeira com menos de 1% dos registros. Grande parte desses acidentes incidem em grupos de maior risco, como trabalhadores rurais e populações indígenas.

Ordem do dia

Ainda na sessão, foram aprovados 16 requerimentos em regime de urgência de autoria dos seguintes parlamentares: Fabion Gomes (PL), Luciano Oliveira (PSD), Júnior Geo (PSC) e Vanda Monteiro (UB).

Eles solicitam ao Executivo urgências em obras de recuperação de rodovias, reformas em escolas, implantação de colégio militar e de linha de crédito aos mototaxistas e melhorias na rede estadual de saúde.

Sobre Iran Franca

Veja Também

Em Belém, governador Wanderlei Barbosa participa do anúncio de mudanças no Minha Casa, Minha Vida, que facilitarão a aquisição de moradia no Tocantins

O governador Wanderlei Barbosa esteve em Belém, capital do Pará, nesta segunda-feira, 15, em evento …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *