Últimas Notícias

Jalapão é eleito um dos 10 melhores destinos do Brasil

Mais uma vez o Jalapão ficou entre os 10 melhores destinos para se conhecer no Brasil de acordo com a votação pública feita pelo site “Melhores Destinos”. A cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina (BA) foi a grande vencedora pelo segundo ano seguido, e Alter do Chão, em Santarém (PA), que ganhou o prêmio no ano passado, ficou na segunda colocação.

A votação não acontecia desde 2019, devido a pandemia da Covid-19, porém com a retomada das viagens o prêmio foi reestabelecido e entre os mais de 90 destinos o Jalapão ficou entre os 10 melhores. Foram avaliados custo-benefício, atrações, gastronomia, receptividade e segurança. As melhores avaliações para o Jalapão foram nos atrativos (9,11), recepção (9,08) e segurança (9,30), deixando a região turística mais conhecida do Estado com a média de 8,60 pontos.

O resultado do prêmio é reflexo da gestão do Governo do Tocantins, como celebra o Secretário da Cultura e Turismo, Hercy Filho, “Garantir mais estrutura ao Parque estadual do Jalapão e fortalecer a cadeia turística dos municípios que o compõe foram cruciais para alcançarmos esse resultado, graças a gestão do governador Wanderlei Barbosa que tem buscado incentivar o crescimento e desenvolvimento da região turística. Temos atuado com foco em garantir que essa estruturação seja feita atendendo as necessidades das pessoas que vivem e trabalham na região do parque e também daqueles que visitam nosso estado.”, afirmou.

O empresário do receptivo Jalapão Viagens, Fábio Dias, também vê o resultado do “Melhores Destinos” com bons olhos. “Além disso, essa premiação certamente trará mais visibilidade para a região e aumentará o interesse dos turistas em conhecer as belezas naturais do Jalapão. Isso pode se traduzir em mais negócios para as empresas de turismo locais, gerando empregos e ajudando a economia a crescer ”. O empresário ainda lembra que a visibilidade do Jalapão também é uma responsabilidade “Devemos manter a qualidade dos serviços oferecidos e a sustentabilidade do turismo no Jalapão, para que possamos continuar atraindo visitantes e melhorando a vida dos moradores locais”. 

O prêmio de “Melhores Destinos” soma com o trabalho desenvolvido pelo Governo do Tocantins, que tem apresentado bons resultado como já apontado pela pesquisa realizada em 2022 e lançada em Janeiro deste ano, pelo Observatório do Turismo, onde mais de 70% dos visitantes tiveram a impressão geral do Jalapão como um ótimo roteiro turístico, superando a expectativa de 69% dos entrevistados. Além disso, durante os dias 18 a 21 de fevereiro de 2023, a visitação das Dunas teve um crescimento de cerca de 30% em relação ao mesmo período do ano passado, como aponta o gerenciador do atrativo o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Encantos do Jalapão

A região Encantos do Jalapão é uma das sete regiões turísticas do Tocantins. Formada pelos municípios de Lizarda, Novo Acordo, Mateiros, Ponte Alta do Tocantins, Santa Tereza e São Félix. É um destino conhecido entre os apaixonados pelo ecoturismo e turismo de aventura, formado por chapadões e serras com clima de savana, além da paisagem de cerrado, com direito a dunas alaranjadas, rios encachoeirados, nascentes e impressionantes formações rochosas.

Sobre Iran Franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *