Por Rodrigo Martins
No dia 11 de fevereiro, a Igreja Católica comemora o Dia Mundial do Enfermo, uma data para rezar pelos doentes, seus familiares e também pelos profissionais da Saúde. Para celebrar a data, o diretor presidente do Hospital Dom Orione, Padre Bruno Rodrigues, percorreu nesta sexta-feira, 10, os setores da unidade proferindo uma bênção especial para colaboradores e pacientes.
“É um momento para rezarmos pelos doentes e também pelos profissionais de saúde, pedindo que Deus abençoe aqueles que se doam para cuidar do outro que precisa”, destacou. Durante o momento de bênção, foram distribuídos frascos com água benta, para que pacientes e colaboradores pudessem levar para casa e fazer ali também um seu momento de oração.
Neste ano, em que a Igreja celebra o 31º Dia Mundial do Enfermo, o Papa Francisco, numa mensagem divulgada no mês de janeiro, orienta para a reflexão do tema “Trata bem dele”, e do lema “A compaixão como exercício sinodal de cura”.
Na mensagem, o Papa enfatiza que apesar de fazer parte da experiência humana, a doença pode “tornar-se desumana, se for vivida no isolamento e no abandono, se não for acompanhada pelo desvelo e a compaixão”.
Os pacientes acamados também receberam a bênção do padre.