Últimas Notícias

Noite de autógrafos de alunos da Rede Municipal de Educação de Tocantínia movimenta a cidade

Por  Leontina Martins

A Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na noite  de quinta-feira (09), o lançamento oficial de duas coletâneas literárias, com  obras  de alunos da Rede Municipal de Educação. As obras integram o Projeto Leitura Viva, que visa estimular o hábito salutar  da leitura e da produção textual, bem como,  despertar a autoestima  dos alunos.

O evento realizado em noite de gala, aconteceu na quadra de esportes da Escola Municipal de Tempo Integral Benvindo Souza Luz,  que ganhou uma decoração especial e contou com a participação de um expressivo público, a maioria, formada  por familiares dos pequenos autores, que se transformaram em verdadeiras celebridades durante essa noite festiva e foram bastante aplaudidos.

Evento prestigiado

Além de autoridades locais, como o vice-prefeito João Alberto Coelho Machado, representando o prefeito Manoel  Silvino Neto, que não pôde comparecer ao evento por motivos de saúde, prestigiaram o acontecimento, o presidente  da Câmara Municipal de Tocantínia, vereador  Afonso Tavares dos Santos Neto e demais vereadores, bem como,  o representante da Academia Tocantinense de Letras, o poeta e jornalista Zacarias Martins, os integrantes da Academia  Gurupiense de Letras, José Maciel de Brito e  José Ferreira do Nascimento, além do escritor Eudis Queiroz, que é Secretário-Executivo da Academia  de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense. Também se fez presente o escritor Arnoldo Mascarenhas Brito.

Novos  autores

O secretário de Educação de Tocantínia, o professor e poeta André Goveia, deu as boas-vindas a  todos os presentes e destacou a criatividade dos alunos que, agora, passam a integrar o seleto grupo de escritores, tendo seus trabalhos, tanto em desenho, quanto em texto, registrados com destaque nos anais da produção literária da cidade.

Inspiração

Goveia enfatizou, ainda, que o Projeto Leitura Viva, colocado em prática por uma aguerrida equipe da Educação municipal, já colhe resultados positivos  desse trabalho, que culmina, agora, com a publicação dessas duas obras dos alunos e já servindo de inspiração para os órgãos de Educação de outras cidades tocantinenses.

Por fim, o secretário André Goveia agradeceu o apoio  que vem recebendo por parte do prefeito Manoel Silvino e que, segundo ele, vem lhe dando condições para desenvolver um bom trabalho, cujo objetivo maior é oferecer à comunidade tocantiniense uma  Educação pública de  excelência.

Papel fundamental

O vice-prefeito de Tocantínia,  João Alberto Coelho Machado, no seu discurso, destacou o papel fundamental da Secretaria Municipal de Educação na formação da personalidade dos alunos, lembrando que  por meio do Projeto Leitura Viva, o secretário André Goveia e sua equipe, vem se destacado  em obter excelentes resultados junto aos alunos, principalmente, após dois anos de pandemia por conta  do surgimento da Covid-19.  “Está de parabéns  essa equipe  da Educação pelo ótimo trabalho realizado”, concluiu o vice-prefeito.

Noite memorável

Um dos padrinhos do Projeto Leitura Viva, o veterano poeta e jornalista Zacarias Martins, da Academia Tocantinense de Letras, disse que ficou maravilhado ao presenciar tão importante acontecimento. “Foi uma noite memorável tanto para os alunos-autores quanto para  quem teve o privilégio, como nós, de participar desse acontecimento histórico para Tocantínia. Tal iniciativa da gestão do professor André Goveia, é digna dos nossos fervorosos aplausos”, finalizou, Martins.

Sobre Iran Franca

Veja Também

Poeta gurupiense leva leitura e roda de conversa a estudantes da rede pública por meio de edital do Governo do Tocantins

Contemplado com o recurso de R$ 10 mil, no módulo I da categoria Linguagens Artísticas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *