Últimas Notícias

Em aldeia Xerente, Antonio Andrade defende esporte para indígenas

Ao lado do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e de outros deputados, o presidente da Assembleia Legislativa, Antonio Andrade (Republicanos), visitou nesta terça-feira, 19, a aldeia Xerente Salto Kripre, em Tocantínia. Na localidade, ele defendeu a criação de espaços adequados – como quadras e campos de futebol – para práticas esportivas dos povos indígenas.

“Eu ouvi aqui sobre as dificuldades em relação ao esporte. Vamos levar essa bandeira para a Assembleia. O esporte é fundamental, sobretudo para os jovens”, defendeu, se comprometendo também a lutar pela melhoria das estradas vicinais que dão acesso à Salto e a outras aldeias do município.

A declaração, dada durante as festividades pelo Dia do Índio, foi ao encontro de uma das principais reivindicações da comunidade: um campo de futebol gramado, como explica o líder da comunidade, cacique Vanderlei Simripte, que defendeu também melhorias da educação e saúde local. “Entendemos que “dia do Índio” são todos os dias, mas o 19 de abril é uma ocasião de refletir sobre a existência e a resistência dos povos indígenas”, disse.

Compromisso

Em seu discurso, Wanderlei Barbosa garantiu que vai determinar à Secretaria de Estado do Esporte que tome as providências necessárias para que o campo de futebol da comunidade seja gramado. Afirmou também que as demandas em relação à melhoria da escola local sejam atendidas. Sobre o posto de saúde, o governador lembrou que a saúde Indígena é responsabilidade da União, mas fará gestão junto aos órgãos competentes.

Declaração aconteceu em visita à aldeia Salto Kripre, em Tocantínia

Sobre Iran Franca

Veja Também

Poeta Zacarias Martins lança livro de poesias  na Escola Estadual  Engenheiro  Valdir Lins

O poeta e jornalista gurupiense Zacarias Martins, contemplado com recursos pelo Edital Estadual da lei …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *