Últimas Notícias

Audiência pública vai discutir sobre a má qualidade da água que chega às torneiras das casas em Lagoa da Confusão

Por Zacarias Martins
Os vereadores Napoleão Dionísio (PSL) Norah Carmem (Solidariedade) e Bitom (PP), tiveram aprovado um requerimento na Câmara Municipal de Lagoa da Confusão, onde cobravam providências para solucionar os problemas causados pela má qualidade da água potável distribuída aos moradores pela concessionária BRK Ambiental.

Junto a esse requerimento, eles também enviaram um abaixo assinado por moradores, onde denunciam o fato e buscavam apoio dos vereadores para a resolução do problema.

Segundo os moradores, no abaixo-assinado, a água disponibilizada à população tem se apresentado com cor escura e aparência de “sujeira e contaminação”. Assim sendo, eles cobram que sejam investigadas as causas da má qualidade da água, bem como, sejam tomadas todas as providências para solucionar esse problema. Os moradores também apresentaram vários vídeos onde mostram a água escura saindo das torneiras de suas casas.

A posição da empresa

Ao ser acionada pela Câmara de Vereadores de Lagoa da Confusão, a BRK Ambiental informou que realiza rotineiramente o monitoramento da qualidade da água em todas as etapas do processo de produção, ou seja, desde a captação, processo de tratamento, reservatórios e sistema de distribuição.

Ainda, segundo a empresa, todo esse monitoramento é realizado por equipe capacitada que acompanha e avalia os resultados, atendendo a legislação nacional de qualidade da água para o consumo humano do Ministério da Saúde, conforme Plano de Amostragem vigente. Informou ainda, que as análises são realizadas em laboratórios próprios da BRK Ambiental ou por laboratórios terceirizados.

Audiência Pública

Não satisfeitos com a resposta da empresa, os parlamentares enviaram ofício à Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa da Confusão sobre a qualidade da água fornecida no município.

Segundo o vereador Napoleão Dionísio, em resposta a seus questionamentos, a Secretaria determinou a realização de novos exames na água, sendo detectado nas amostras a presença de coliformes e escherichia, inclusive, na água fornecida no Hospital Municipal e no Posto de Saúde.

O vereador informou ainda, que das inúmeras denúncias recebidas, bem como, das reclamações crescentes, somadas à gravidade do problema que envolve a saúde pública, solicitou que fosse realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores, em data a ser definida, com a presença de representantes da empresa para prestarem esclarecimento sobre essas denúncias.

“Esperamos que nessa audiência pública, que os representantes da empresa nos apresente, de forma comprovada, as providências que estão sendo tomadas para a solução definitiva do problema”, finalizou o vereador.

Os vereadores Napoleão Dionísio (PSL) Norah Carmem (Solidariedade) e Bitom (PP), tiveram aprovado um requerimento na Câmara Municipal de Lagoa da Confusão, onde cobravam providências para solucionar os problemas causados pela má qualidade da água potável distribuída aos moradores pela concessionária BRK Ambiental.

Sobre Iran Franca

Veja Também

Josué Gomes é bem recebido no PSD de Eduardo Fortes e coloca o seu nome como pré-candidato a vereador

Por: Zacarias Martins Tendo o aval do deputado estadual Eduardo Fortes, o PSD de Gurupi …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *