Últimas Notícias

Escritor Zacarias Martins participa de roda de conversa na Escola Estadual Vila Guaracy

Com o intuito de ensinar os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental sobre a importância da leitura e as influências da literatura na vida acadêmica, a professora Erlene Laranjeiras, da Escola Estadual Vila Guaracy, em Gurupi, colocou em prática o projeto “Ler é fascinante! Experimentei essa viagem!”. 

E, para dar uma visão do paraíso literário, ela convidou o premiado escritor e poeta Zacarias Martins, titular da Academia Tocantinense de Letras (ATL), para ministrar uma palestra sobre a Roda de Conversa Literária do autor, na culminância do projeto, que aconteceu na  terça-feira, dia 14.

Na palestra, que além de incentivar a leitura e a produção textual, Zacarias Martins mostrou aos alunos, de forma didática, as nuances positivas na vida de quem lê, especialmente, daqueles que fazem da leitura um hábito prazeroso.

A diretora da Escola Estadual Vila Guaracy, Nilma Assunção, comentou sobre o evento. “Zacarias Martins é um escritor multifacetado e comunicativo. Ele palestrou, interagindo com a plateia, recitando poemas, narrando incentivos e, ao final da palestra, realizou o sorteio de suas obras e de outros escritores para os alunos”, afirmou a diretora.

A professora Erlene Laranjeiras, que coordenou esse projeto, comentou sobre a participação do escritor. “Ele tem uma forma muito peculiar de transmitir sua mensagem, fala a linguagem dos alunos e, dessa forma, chama a atenção”, concluiu.

Sobre o escritor

Paraense de Belém, mas residindo em Gurupi desde 1983, Zacarias Martins é um escritor premiado. Ele recebeu várias condecorações e honrarias, dentre as quais, a Medalha da Ordem do Mérito da Cultura e Cavaleiresca de Santo Amaro, no Grau de Comendador; Medalha de Mérito Cultural D. Pedro II; Título de Cidadão Tocantinense, concedido pela Assembleia Legislativa do Tocantins; além da medalha do Mérito Acadêmico, outorgada pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias. É membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras (ATL).

O poeta já publicou seis livros de poesias e um de crônicas (Histórias da história de Gurupi), obra indicada duas vezes para o exame vestibular da Universidade de Gurupi.

Alguns estudantes foram premiados com livros – Arquivo/Seduc/Governo do Tocantins 

Alguns estudantes foram premiados com livros – Arquivo/Seduc/Governo do Tocantins 

Sobre Iran Franca

Veja Também

Deputado Antonio Andrade participa de assinatura da ordem de serviço para construção de casas em Porto Nacional

Nesta terça-feira, 9 de abril, o deputado federal Antonio Andrade (Republicanos) marcou presença em Brasília, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *