Últimas Notícias

Vereador Valdônio Rodrigues solicita ao Governo do Estado unidade de tratamento contra o câncer em Gurupi

Fernanda Dias

A jornada de um tratamento para o câncer é desafiadora desde o diagnóstico. As dificuldades enfrentadas são grandes, o paciente precisa sair de sua cidade e até mesmo do estado para tratar o câncer.

No município de Gurupi atualmente não existe nenhum atendimento público específico contra o câncer. Foi pensando nestes pacientes que o vereador Valdônio Rodrigues (PSB) solicita anualmente ao Governo do Estado por meio de requerimentos para realizar um estudo em atender pacientes em tratamento de câncer no novo Hospital Geral de Gurupi.

Na manhã desta terça-feira, 24, o vereador apresentou durante a sessão ordinária na Câmara Municipal dois Requerimentos n° 264/21 e 265/21 ao Governador Mauro Carlesse (PSL) e ao Secretário de Estado da Saúde, Luiz Edgar Leão Tolini, reforçando a importância deste estudo para amenizar o sofrimento de pacientes que deslocam da cidade em busca de tratamento.  

“A implantação de um atendimento especializado de câncer na cidade de Gurupi, beneficiará não somente a cidade acolhedora do serviço, mas também a regional e cidades vizinhas. Uma verdadeira reviravolta da vida, que somente quem está passando ou já passou por tratamento pode ter noção da dimensão”, explica o vereador Valdônio Rodrigues. 

O parlamentar cita na justificativa dos requerimentos, os direitos previstos na Constituição Federal, especificamente no artigo 196, que determina que “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas”.

Ele lembra ainda que o direito à saúde é regido pelos princípios da universalidade e da igualdade de acesso às ações e serviços voltados à proteção e recuperação do paciente.

“Quanto maior a acessibilidade do cidadão ao sistema de saúde, em especial aos serviços que combatem os diversos tipos de cânceres que podem acometer, maiores serão as chances de salvar vidas”, finaliza Valdônio Rodrigues.

Sobre Iran Franca

Veja Também

Em atendimento à requerimento do vereador Soares Filho, governador Wanderlei Barbosa Inaugura Unidade do SINE em Luzimangues

O evento, que contou com a presença dos deputados federais Antonio Andrade e Vicentinho Júnior, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *