Últimas Notícias

Personal trainer Janilson Reis alerta para os riscos do sedentarismo e reforça a importância da atividade física

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil registra anualmente entre 300 mil e 400 mil casos de infarto, muitos deles fatais. Para reduzir esses índices e promover mais qualidade de vida, a prática regular de atividades físicas é essencial, destaca o personal trainer Janilson dos Santos Reis.

Atuando em Gurupi, na região sul do Tocantins, Janilson observa que, apesar do aumento na procura por academias e da maior conscientização sobre hábitos saudáveis, o sedentarismo ainda é uma realidade para grande parte da população.

“O exercício físico traz diversos benefícios, como controle de peso — reduzindo os riscos da obesidade, que é um gatilho para infartos —, fortalecimento de ossos e músculos, melhora da respiração, o que auxilia quem tem problemas como asma, além de atuar positivamente no humor, reduzindo sintomas de ansiedade, depressão e estresse”, explica o personal.

Segundo ele, os efeitos positivos são perceptíveis no dia a dia das pessoas que acompanha. “O que ouço de muitos alunos é que a rotina na academia tem proporcionado melhor nível de concentração, mente mais tranquila e noites de sono de melhor qualidade. Eles dormem melhor e acordam mais dispostos”, relata.

Janilson reforça que atividade física vai muito além da estética, sendo um importante instrumento de prevenção e controle de doenças como hipertensão, diabetes, enfermidades cardíacas e acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Por isso, afirma que os exercícios deveriam fazer parte da agenda diária de qualquer pessoa.

Com uma rotina que começa às 6h e segue até as 22h, o personal trainer orienta dezenas de alunos diariamente e vem se tornando referência no incentivo a um estilo de vida mais saudável. “Cuidar do corpo é cuidar do que temos de mais importante: a vida”, conclui.

Sobre Iran Franca

Veja Também

Com parceria do Comitê de Cultura no Tocantins, I Seminário de Patrimônio Cultural e Museus de Palmas promove debates sobre memória, identidade e desenvolvimento

A programação do I Seminário de Patrimônio Cultural e Museus de Palmas: conexões entre memória, identidade …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *