Zacarias Martins entregou os kits com a coleção de livros de Pedro Bandeira para o secretário de Educação, André Goveia (Foto: Kauã Smiwaikê)
Por Sandra Santos
O poeta e jornalista Zacarias Martins, titular da Academia Tocantinense de Letras (ATL), e representante do Comitê de Cultura no Tocantins, doou à Secretaria de Educação de Tocantínia (Semed), vários kits da Coleção Lendo e Aprendendo, de Pedro Bandeira.
Os kits foram entregues diretamente ao secretário de Educação, professor André Goveia, sendo que cada kit contém 15 volumes das obras desse consagrado escritor brasileiro de literatura infanto-juvenil.
Ao agradecer pela gentileza dessa doação, o secretário disse que essas obras chegam em boa hora para ampliar as atividades do Projeto Leitura Viva, de incentivo à leitura, colocado em prática pela Rede Municipal de Ensino, da qual Zacarias Martins é um dos principais colaboradores.
Conhecendo lindas histórias
“A partir de agora, graças a essa iniciativa o Zacarias Martins, os nossos alunos poderão conhecer as lindas histórias de Pedro Bandeira. São aventuras fantásticas e emocionantes que envolvem muitos personagens. São pessoas e bichos que vivem em todos os lugares; na mata. Na cidade, no rio e até no fundo do mar. Um jeito especial e divertido de falar sobre temas importantes como cidadania, ecologia e comportamento.”, afirmou André Goveia.
Sobre o Projeto Leitura Viva
André Goveia também explicou que o Projeto Leitura Viva, colocado em prática na Rede Municipal de Ensino é uma iniciativa que ao longo da sua existência, tem obtido resultados altamente positivos, com seu leque de ações que facilitam o despertar dos alunos para o prazer pela leitura, sem que isso seja uma obrigação pela escola.
“Nossa metodologia pedagógica desde cedo, busca incentivar os alunos a lerem de forma prazerosa. Eles são estimulados a usar a linguagem por meio da leitura, pois é por meio do experimento, do estímulo da imaginação, do lúdico, e da fantasia, que estamos obtendo maior envolvimento de nossas crianças”, afirmou André Goveia, destacando que as rodas de conversas com os principais autores regionais tocantinenses, contribuem para enriquecer ainda mais esse projeto.