Artistas da cidade de Gurupi, na região Sul do Estado, receberam a Oficina de Elaboração de Projetos Culturais, na última semana, no Instituto Federal do Tocantins. Na ocasião, o artista Nival Correia, Assessor de Projetos e Parcerias do Comitê de Cultura no Tocantins, com a parceria do Grupo Motirô, ministrou a oficina, com foco nos editais culturais como os da Lei Aldir Blanc e Ancine.
Ele ministrou técnicas visando capacitar os participantes para enquadrar seus projetos dentro das exigências dos editais, criar orçamentos detalhados e cronogramas eficazes, além de desenvolver estratégias para a comercialização dos projetos e contrapartidas para os investidores.
A atividade é fruto dos 30 anos de carreira do ator e diretor Nival Correia. “Elaborar projetos é difícil, mas é um desafio possível. Não há como ser simples, pois é recurso público e a burocracia é necessária”. Mas é muito bom ver que as pessoas estão empenhadas em aprender, porque o Governo Federal em parcerias com estados e municípios tem possibilitado muitas oportunidades de formação, expressou Nival. O jornalista Zacarias, que também participou como organizador e aprendiz do evento, considerou muito proveitoso o compartilhamento de informações preciosas para o desenvolvimento e capacitação do povo gurupiense.
Comitê
A atividade tem ação do Comitê de Cultura do Tocantins, coordenado pela Federação Tocantinense de Artes Cênicas do Tocantins (Fetac), presidida por Kaká Nogueira, ator, produtor e coordenador geral do Comitê. O Comitê conta com a colaboração em rede da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca). O Comitê do Tocantins ficou em 1° lugar no Brasil na seleção realizada em 2023 pelo MinC e terá ações coordenadas pela Fetac por 24 meses.