Por Zacarias Martins
Educadores e integrantes da comunidade de Tocantínia, participaram de uma ação promovida pela Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Educação para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra.
Cerca de 32 pessoas lotaram um ônibus e se dirigiram à comunidade quilombola da Barra do Aroeira, no município de Santa Tereza, localizado a 40km da capital, Palmas.
A visita aconteceu neste último dia 20 de novembro e teve como objetivo o fechamento de um ciclo de diversas ações voltadas para à temática no mês de novembro. Na oportunidade, os integrantes da caravana de Tocantínia foram recebidos com cantorias tradicionais do povo quilombola e participaram de uma programação promovida pelo GRUCONTO (Grupo de Consciência Negra do Tocantins), com palestras, rodas de conversa, oficinas, exibição de documentários e exposição de artesanato e objetos tradicionais do quilombo, todos, retratando a consciência negra e história do povo negro daquela localidade.
Dentre outras temáticas foi abordado sobre economia solidária , racismo estrutural, racismo ambiental e políticas de valorização do povo negro.
O secretário de Educação de Tocantínia, o professor e poeta André Goveia, que chefiou a comitiva tocantiniense, falou sobre a temática e recitou a poesia *Dia ou dias da consciência negra*, que discorre sobre a importância de se respeitar e ter consciência negra não somente no dia específico mas todos os dias.
“O objetivo de trazer os educadores até uma comunidade quilombola é fortalecer os conhecimentos históricos e culturais do povo negro para o desenvolvimento de um processo de ensino e aprendizagem que incida com qualidade na formação de uma sociedade sem preconceito e discriminação étnica ou de qualquer natureza”, explicou o secretário de Educação de Tocantínia, André Goveia.