Últimas Notícias

Hospital Dom Orione inova em cirurgia neurológica

Por Rodrigo Martins 

O Hospital Dom Orione segue inovando em segurança e tecnologia na saúde. Referência na área neurocirurgia, a instituição tem se destacado na região pela modernidade e pioneirismo de seus procedimentos. No dia 24 de agosto, a unidade realizou sua primeira ressequição de tumor cerebral guiada por neuronavegador.

Realizado pelos neurocirurgiões José Roberto Lopez Rivero e Edson José de Castro, o procedimento contou com o auxílio de um neuronavegador. O objetivo do equipamento é demonstrar dados de um exame de imagem, tomografia computadoriza e/ou ressonância magnética, em tempo real durante o procedimento cirúrgico.

O técnico em Radiologia, Jean Cordeiro, trouxe o neuronavegador de São Paulo. Ele explica que durante a cirurgia o equipamento funciona como um “GPS”, definindo pontos de referência anatômica, estruturas neuro-vasculares e os limites da lesão intracraniana a ser abordada. “O equipamento indica a localização espacial em tempo real dos instrumentos cirúrgicos em relação aos exames de imagem do paciente”.

Essa nova tecnologia é utilizada em procedimentos em que o tumor é de difícil localização e acesso. Dr. José Roberto destaca que trata-se de uma tecnologia moderna utilizada em grandes centros do país, proporcionando uma cirurgia mais segura e eficaz.

“Algumas lesões do cérebro tem as características do próprio tecido cerebral, o que torna muito difícil diferenciar entre o tecido do cérebro e o tecido do tumor. Com a neuronavegação, você aplica o instrumento dentro do tecido e consegue uma localização precisa da lesão, tornando o procedimento menos invasivo para o paciente”.

O procedimento foi realizado com sucesso em uma paciente do sexo feminino, de 39 anos de idade, residente em Araguaína.

Sobre Iran Franca

Veja Também

Prefeito eleito Eduardo Siqueira apresenta projetos prioritários para Palmas ao Ministro Alexandre Padilha

Ainda no início da noite desta quarta-feira, 13, o prefeito eleito de Palmas, Eduardo Siqueira …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *