Últimas Notícias

Prefeitura de Gurupi investe em capacitações para alavancar educação básica

Nesta quarta-feira, 23, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal da Educação, deu início a terceira etapa de formação de servidores e professores. Seguindo um cronograma dividido em oito blocos a pasta vai qualificar 1.400 servidores da Educação através de cursos, treinamentos e seminários em ambiente virtual.   

Segundo o chefe de gabinete da Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG), Jhonata Moreira, a oferta das formações continuadas foi uma demanda apresentada pelas escolas da rede durante o levantamento feito para elaboração em conjunto do Planejamento Estratégico SEMEG 2021/2024. Esse planejamento está relacionado ao Plano Municipal de Educação e é base para o Plano Plurianual (PPA) do município de Gurupi. “A formação continuada é essencial para melhoria de qualquer processo de ensino-aprendizagem”, defendeu Moreira.

Para conseguir um salto de qualidade na prestação do serviço público pelos profissionais desta área, o município está investindo em média R$500 por servidor, e estes receberão certificado ao final dos cursos. “Essas formações estão trazendo uma série de benefícios desde a qualidade do conteúdo ministrado, como profissionais mais produtivos e atentos aos avanços das suas áreas, seja ele um professor, merendeira, ou técnico administrativo da Secretaria. Um professor 100% capacitado vai compreender melhor sobre os processos e mudanças do ensino e aprendizagem e o resultado é um aluno mais engajado compreendendo que ações do professor são mais atualizadas e em sintonia com o novo contexto do século XXI”, explicou.

Ainda de acordo com Moreira, todos os palestrantes são profissionais renomados e com larga experiência nas suas respectivas áreas de atuação, entre os quais membros do Conselho Nacional de Educação, representantes de grandes empresas multinacionais e palestrantes internacionais. A escolha levou em consideração o reconhecimento dos palestrantes em âmbito nacional.

“Diante do retorno presencial previsto para o próximo semestre o professor precisa estar preparado para saber como ele quer que o aluno aprenda, de que forma é que o professor deseja que ele se desenvolva. Essa resposta não é imediata, é um processo que demora, mas nós precisamos começar, precisamos fazer. Estamos muito confiantes que no decorrer deste período de aprendizado alcançaremos índices não só quantitativos, mas qualitativos, de melhoria organizacional, satisfação interpessoal”. Explicou Amanda Costa, Secretária Municipal da Educação.  

Em agosto deste ano o cronograma de formações continuadas da SEMEG será retomado com novos seminários e cursos que devem alcançar todos os servidores da Educação municipal.  

Sobre Iran Franca

Veja Também

Obra sobre o patrimônio histórico é lançada em Natividade

Cidade mais antiga do Estado do Tocantins, Natividade preserva a essência e heranças deixadas pelos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *