Últimas Notícias

Em visita a aldeias Xerente, governador Wanderlei Barbosa firma compromissos com povos indígenas

Em comemoração ao Dia do Índio, celebrado em todo Brasil nesta terça-feira, 19 de abril, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou de festividades na aldeia Xerente Salto Kripre, localizada na área rural do município de Tocantínia. O Governador foi recepcionado por centenas de indígenas, que em cortejo com cânticos nativos, iniciaram a cerimônia tradicional Xerente em comemoração à data. 

“Temos muita satisfação em comemorar essa data, mas sabemos que, em todos os dias, devemos comemorar o Dia do Índio, esse simbolismo da cultura indígena, para nós, é importantíssimo”, afirmou Wanderlei Barbosa. 

A aldeia Salto Kripre existe há cerca de 30 anos e é liderada pelo cacique Vanderlei Simripte Xerente, tem atualmente 115 famílias e, aproximadamente, 500 indígenas entre crianças e anciões. O cacique ressalta a importância da atenção das autoridades com os povos originários. “A nossa comunidade precisa ter essa atenção, é muito necessário para reforçar e fortalecer as nossas raízes, a nossa cultura”, ressaltou o cacique.

Na oportunidade, o Governador conheceu a estrutura do local e pode acompanhar alguns pontos da comunidade, entre eles, a Escola Estadual Indígena Waikarnãse, unidade educacional que o Chefe do Executivo garantiu buscar melhorias por meio da Secretaria de Estado da Educação. “Nós temos que dar qualidade para a nossa educação indígena. Eu já vou levar essa demanda à Secretaria de Estado da Educação, para que possamos fazer uma reforma rápida na escola da aldeia”, garantiu.

O Governador também assegurou a reforma do campo de futebol da aldeia, construindo uma estrutura gramada com alambrado para fomentar a prática esportiva na aldeia. “Sabemos que muitos talentos são revelados nas aldeias e que estão atuando em times de futebol de renome. O lazer e o esporte são importantes para a comunidade, esta é uma obra possível e é meu compromisso gramar esse campo”, garantiu. 

Xerente Porteira

Em visita à aldeia Xerente Porteira, o Governador participou da inauguração da Casa de Cultura Indígena Sôzê, juntamente com representantes do Poder Judiciário, da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Em um discurso muito emocionado, o cacique da aldeia, Devani Xerente, falou da importância do Centro de Cultura, principalmente por perpetuar o legado dos anciões. “Peço atenção para fortalecermos os nossos anciões, que lutaram pelo nosso povo. Eu agradeço pela presença das autoridades neste dia, mas reforço que o dia do índio é todo dia”, destacou.

A indígena Eliete Xerente, também muito emocionada, destacou a importância do momento, em especial a atenção do poder público com os povos indígenas. “Nós estamos aqui hoje, para vocês levarem a mensagem, para vocês darem retorno para nós, que não é para mim, não é para o presidente da associação, é para o nosso povo”, afirmou. 

A jovem indígena Narubia Werreria aproveitou a presença do Governador para reforçar o compromisso e a atenção para fortificar a arte e a cultura indígena. “O último governador que nos visitou foi o Siqueira Campos. Agradeço ao governador Wanderlei pela atenção e quero pedir para que o senhor invista em políticas para os povos indígenas, em especial a nossa cultura. O xerente tem uma cultura rica, próxima de Palmas, o mundo quer conhecer os povos indígenas e não conhece”, comentou.

Ideia que o Governador fez questão de discutir e compreender, haja vista a potencialidade cultural dos povos originários, que, além de fomentar cultura local, a mantém viva e presente no contexto estadual. “Eu estou há poucos meses efetivado, mas é importante ouvirmos os jovens para entender e receber as sugestões. É um assunto que discutiremos e vamos chamá-los para construirmos, juntos, a representação indígena forte no Governo”, afirmou Wanderlei Barbosa. 

Acompanhavam o Governador nas visitas às aldeias, o presidente da Assembleia Legislativa, Antonio Andrade; os deputados estaduais Vilmar Oliveira, Valdemar Júnior e Vanda Monteiro; o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Barbosa; o prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino, e seu vice João Alberto; e vereadores da cidade.

Em visita à aldeia Xerente Porteira, o Governador participou da inauguração da Casa de Cultura Indígena Sôzê –  Foto: Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins

Acompanhavam o Governador o presidente da Assembleia Legislativa, Antonio Andrade; deputados estaduais; secretários de Estado, prefeito, e vereadores – Foto: Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins

Sobre Iran Franca

Veja Também

Tocantins é o primeiro estado da região Norte na geração de empregos em janeiro de 2024

O Tocantins ocupa a 1ª posição entre os estados que menos desempregaram na região Norte …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *