Últimas Notícias

Semana do governador Carlesse é marcada por busca de recursos para obras, mais vacinas e lançamento da Agrotins 2021 100% Digital


Audiência com o presidente da República, Jair Bolsonaro, em busca de recursos para obras no Tocantins; lançamentos da Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins) 2021 100% Digital e do portal Observatório do Turismo; busca por mais vacinas e novas medidas de prevenção e combate a Covid-19. Esses foram alguns dos assuntos que pautaram a agenda do governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, nesta segunda semana do mês de maio.

Na terça-feira, 11, o Chefe do Executivo Estadual esteve em Brasília, acompanhado do senador Eduardo Gomes e do deputado federal Carlos Gaguim, para audiência com o presidente Jair Bolsonaro e com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Com o presidente da República, o governador Mauro Carlesse tratou das obras da ponte de Xambioá que estão sendo executadas pelo Governo Federal e da liberação de empréstimo com a Caixa Econômica Federal na ordem de R$ 453 milhões que serão empregados em diversas obras nos 139 municípios. 

Na audiência no Ministério da Saúde, o ministro Marcelo Queiroga assegurou ao Governador que vai analisar a solicitação de incluir os profissionais da Educação no grupo prioritário para vacinação contra a Covid-19. O Tocantins pleiteia junto ao Ministério da Saúde a inclusão de cerca de 30 mil trabalhadores, que compõem as redes de educação em todo o Estado. 

Ações de enfrentamento à pandemia

A redução de mais de 30% nas internações em leitos clínicos e em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), exclusivos para o tratamento da Covid-19; e ainda a redução de novos casos confirmados e de mortes, fez com que a Gestão Estadual estudasse a adoção de novas medidas com vista a à retomada gradual de atividades no Estado.

Nesta sexta-feira, 14, o governador Mauro Carlesse editou novo decreto que dispõe sobre o retorno das aulas nas redes públicas e privadas, das atividades comerciais, o funcionamento do serviço público e o retorno das aulas práticas de direção. 

Os eventos públicos e privados seguem vedados e haverá rigor na fiscalização. O retorno das atividades presenciais no serviço público estadual será feito com a adoção da jornada de 6 horas e estratégia de revezamento a fim de reduzir o fluxo de servidores. Já a retomada das aulas presenciais deve seguir todas as normas sanitárias recomendadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), além do protocolo elaborado pelo Governo do Tocantins.

Agrotins 2021 100% Digital

No lançamento da Agrotins 2021 100% Digital, realizado na quinta-feira, 13, o Governador reforçou que o tema deste ano vai ao encontro das ações desenvolvidas pela Gestão para alavancar o agro no Estado e que a Feira vai propiciar boas oportunidades de negócios e conhecimento para produtores rurais do Brasil e do mundo. A Feira será realizada no período de 15 e 18 junho, na plataforma www.agrotins.to.gov.br e terá como tema central Agro 4.0: Tecnologia no Campo.

A plataforma www.agrotins.to.gov.br já está no ar e os interessados podem acessá-la para conferir as notícias e as novidades da Feira. De 15 a 18 de junho, o público terá acesso a uma programação de palestras, minicursos, workshops, biblioteca inteiramente digital de livre acesso para a comunidade, vídeos, cartilhas, fotos e notícias sobre os órgãos do Governo do Tocantins. Os conteúdos ficarão disponíveis para acesso até 30 dias após o fim da Agrotins 2021 100% Digital.

Observatório

Na segunda-feira, 10, o governador Mauro Carlesse lançou o portal do Observatório do Turismo, o site promocional do Estado, o Guia da Pesca Esportiva e o Guia Prático de Observações de Aves, que permitirão, aos amantes da pesca esportiva, da observação de aves e viajantes em geral, terem acesso detalhado às informações turísticas sobre o Tocantins. 

Desenvolvido com recursos do Banco Mundial, via Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), o Observatório do Turismo reúne dados coletados por meio de instituições públicas e privadas, que poderão ser acessadas pelo endereço observatorio.turismo.to.gov.br. O site terá atualizações constantes.

O portal eletrônico tem como objetivo sistematizar o retrato da economia do turismo regional, dividido por segmentos e atividades, além de facilitar o planejamento tanto da gestão pública quanto das empresas privadas voltadas à atividade turística. 


Juventude Empreendedora

Na quarta-feira, 12, o vice-governador Wanderlei Barbosa, representando o Governador Mauro Carlesse, lançou o programa Juventude Empreendedora, que visa capacitar de maneira gratuita e on-line, jovens entre 17 e 29 anos que desejam ser empreendedores. 

O programa é uma realização do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) em parceria com o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e da Agência de Fomento do Tocantins, da Besouro Agência de Fomento Social e do Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A Agência de Fomento vai liberar linhas de crédito para os jovens que fizerem parte do programa, com juros baixos, carência e prazos longos para que os novos empreendedores deem prosseguimento nos seus negócios.

Enfermagem

Na quinta-feira, 13, o Chefe do Executivo Estadual ratificou, em encontro com profissionais da Enfermagem, seu o apoio ao Projeto de Lei n° 2.564/2020, que institui o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras e determina a jornada máxima de trabalho de enfermeiros. O governador Carlesse reforçou seu máximo respeito pela luta da categoria e se colocou totalmente à disposição para auxiliar no que for necessário.

Unale

Durante a semana, o Governador recebeu a visita da presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputada estadual Ivana Bastos, da Bahia. A presidente da Entidade frisou que avalia a Gestão Estadual como eficiente e se colocou à disposição do Executivo, uma vez que a Unale conta com um grande banco de dados de 11 mil leis cadastradas que podem ser replicadas no Tocantins.

CDR

Nesta sexta-feira, 14, o governador Mauro Carlesse, recebeu em seu gabinete, os membros do Centro de Desenvolvimento Regional do Sul do Estado (CDR) para tratarem sobre aporte financeiro para o custeio da Carteira de Projetos do CDR que tem como objetivo o desenvolvimento econômico e social de 19 municípios da região metropolitana de Gurupi, incluindo Dianópolis. O Governador recebeu com entusiasmo o grupo e destacou a intenção de aplicar a metodologia do CDR para todas as regiões do Tocantins.


Parque Pouso do Meio

Dando continuidade às tratativas que visam a construção do Parque Pouso do Meio, em Gurupi, o Chefe do Executivo reuniu-se nesta sexta-feira, 14, com a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e equipe de técnicos das gestões estadual e municipal. A ideia é implantar uma área de lazer com mais de 200 mil m² e um lago de 130 mil m², construído às margens do Córrego Pouso do Meio, entre a Avenida Goiás e a BR-153.


O Parque Pouso do Meio deve contar com equipamentos para atividades físicas, áreas de descanso em meio à natureza, pistas de caminhada e de ciclismo, além do lago que será formado com o represamento do córrego Pouso do Meio. 

Sobre Iran Franca

Veja Também

Poeta gurupiense leva leitura e roda de conversa a estudantes da rede pública por meio de edital do Governo do Tocantins

Contemplado com o recurso de R$ 10 mil, no módulo I da categoria Linguagens Artísticas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *