Últimas Notícias

Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa promove roda de conversa para fortalecimento da Rede de Proteção

om o objetivo de defender os direitos da pessoa idosa, o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedi) promoveu, nesta quinta-feira, 13, uma roda de conversa com os gestores estaduais à frente desta Política de Atendimento no estado do Tocantins. A reunião teve como tema Reativando Conselhos Municipais da Pessoa Idosa e obedeceu aos protocolos de segurança para o controle da disseminação do novo Coronavírus.

A presidente do Cedi, Amanda Costa, falou que a reunião teve o objetivo de fortalecer a Rede. “A perspectiva é que estes órgãos possam continuar fazendo suas reuniões e o levantamento de necessidades. Quanto aos municípios que não possuam um fundo do idoso, que eles possam instituí-lo a fim de receber recursos externos e fortalecer a Política de Atendimento em seus municípios. O momento foi muito proveitoso e contou com a participação de representantes dos municípios de Ananás, Araguaína, Arraias, Gurupi, Jaú do Tocantins, Mateiros, Monte do Carmo, Pau D’Arco, Pedro Afonso, Pium, Recursolândia, Santa Tereza, São Salvador, Talismã e Tocantínia”, avaliou a presidente.

A conselheira do Cedi, Sandra Leitão, afirmou que a Roda de Conversa também teve a finalidade de estimular a reativação dos conselhos municipais de direitos da pessoa idosa. “Com a pandemia, esse processo foi reduzido devido a diversos fatores: ausência de visitas, estrutura física e de pessoal dos conselhos. Desta forma, as secretarias executivas foram orientadas a reativar os conselhos municipais dos direitos da pessoa idosa, fazendo um resgate do ponto em que o conselho parou de funcionar e como retomar sua ativação, seja presencial ou on-line”, sintetizou.

Ações em Gurupi

Já o diretor do Idoso da Secretaria Municipal de Assistência Social de Gurupi, Vinícius Martins,   informou que a gestão da prefeita Josi Nunes tem a preocupação de se buscar mecanismos  para fomentar  as políticas públicas voltadas às pessoas idosas e   que  várias ações  estão sendo desenvolvidas  nesse sentido em Gurupi, com resultados altamente positivos, e destacou  o importante papel Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa , sempre apoiando as ações desenvolvidas pelos Conselhos Municipais.

Cedi

Vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) pela Lei vigente n° 2.087, de 6 de julho de 2009, o Cedi é um órgão de caráter permanente e deliberativo, composto por membros representantes do Poder Executivo, da sociedade civil e de entidades não governamentais de atendimento à pessoa idosa. Ele tem por finalidade dispor sobre a definição, o controle e a fiscalização das ações dirigidas à proteção, defesa e garantia dos direitos do idoso, bem como acompanhar e avaliar sua execução.

Sobre Iran Franca

Veja Também

Poeta gurupiense leva leitura e roda de conversa a estudantes da rede pública por meio de edital do Governo do Tocantins

Contemplado com o recurso de R$ 10 mil, no módulo I da categoria Linguagens Artísticas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *