Últimas Notícias

Plano de Ação Emergencial da Hidrelétrica de Lajeado é discutido na Prefeitura de Tocantínia

Por Zacarias Martins

O Superintendente da Coordenadoria Estadual  de Proteção e Defesa Civil no Tocantins,  Tenente Coronel QOBM Erisvaldo de Oliveira Alves e o  Diretor Executivo daquele órgão, Major QOBM Alex Matos Fernandes, juntamente com o Gerente Operacional – Meio Ambiente – INVESTCO S.A. (EDP Energias do Brasil S.A.), Joel Luiz Parizi Nunes,  e Edson Caldeira, Gestor Executivo da Investco, estiveram reunidos nesta terça-feira (11), na Prefeitura de Tocantínia, para tratar do Plano de Ação Emergencial – PAE, da UHE de Lajeado Luís Eduardo Magalhães.

Eles foram recebidos pelo prefeito de Tocantínia Manoel Silvino, juntamente com o secretário de Meio Ambiente e Saneamento Básico Francisco Nardes e o Coordenador da Defesa Civil no município, Gilberto Gomes Xerente.

Na oportunidade, os  representantes da Investco informaram que  já está sendo implementadas ações de medidas de segurança como a instalação do sistema de alerta sonora, rotas de fuga e pontos de encontro, voltados ao “Plano de Segurança da Barragem – PSB” da UHE Lajeado, de acordo com a Lei 12.334/2012 e Resolução Normativa Aneel 696/2015.

Segundo a Investco, devido à pandemia da Covid-19, a realização de atividades dos simulados de alerta de emergência requerem cautelas, sendo assim, é consenso da Investco, da Defesa Civil Estadual, do Município e da Defesa Civil municipal que não é o momento adequado realizar simulado este ano de 2021, sendo necessário aguardar o processo de avanço da vacinação e o controle da pandemia para retomar as discussões sobre o simulado.

O prefeito Manoel Silvino reiterou a necessidade de ter apoio da Investco para a realização do cadastramento das famílias que moram nas áreas de risco para que elas possam ser convocadas para participar dos simulados.

“Trabalhamos muito para implementar a gestão estratégica da Usina em todos os níveis, e isso passa pela excelência operacional, ações de treinamento da equipe, investimento em modernização, análise de risco e otimização de planos de manutenção que resultaram numa cultura de melhoria contínua e estruturada, que agora é coroada com essa certificação”, afirma Edson Caldeira, Gestor Executivo da Investco.

Sobre a Investco

A Investco S/A é responsável pela operação e manutenção da UHE Lajeado. Com capacidade instalada de 902,5 MW, a usina entrou em operação em 2001 e está localizada a 60 km de Palmas, entre os municípios de Miracema e Lajeado.

Sobre Iran Franca

Veja Também

Igor França assina ficha de filiação ao Partido Progressista em Gurupi

Por Zacarias Martins Na manhã deste sábado, 23, o empresário gurupiense Igor França, de  27 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *