Últimas Notícias

Prefeitura realiza testes rápidos na população de Tocantínia para detecção de Covid-19

A Prefeitura de Tocantínia por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) está realizando neste sábado (27), uma ação de testagem rápida em três pontos estratégicos de Tocantínia. Os moradores estão sendo atendidos na Unidade Básica de Saúde Dr. Quincas e nos pontos montados para os atendimentos: Academia da Saúde e Praça Valperino Gomes de Oliveira, no centro da cidade.

A ação está sendo realizada em função ao aumento de casos constatados de Coronavírus no município e no Estado do Tocantins.  Os resultados dos exames servirão para a equipe de Saúde rastrear casos assintomáticos e leves. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a pessoa que testar positivo será notificada e encaminhada para receber atendimento adequado nas unidades destinadas para os casos de Covid-19.

Realizar testes na população, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é um dos procedimentos no enfrentamento ao coronavírus que auxiliam a identificar pessoas contaminadas, realizar o devido isolamento domiciliar dos positivados e dos seus contactantes e dar o tratamento apropriado para a recuperação de todos os pacientes.

De acordo com a secretária de Saúde, Maria Zenite Cardoso, esse teste utiliza algumas gotas de sangue do dedo da pessoa, que são postas em contato com uma fita absorvente e um reagente químico. O resultado sai em apenas 15 minutos. Ela informou, ainda que o  município dispõe de 700 testes para detectar a Covid-19 nesta ação que está sendo realizada. Por enquanto, não há  data prevista para acontecer novos testes em massa, ressaltou a secretária.

O prefeito  de Tocantínia, Manoel Silvino, reforça a importância da população se conscientizar e respeitar as medidas preventivas decretadas pelo município, a fim de refrear a circulação do vírus entre os munícipes e, assim, o surto da doença. “Embora os testes rápidos não sejam recomendados como única forma de diagnóstico da doença, podemos considerá-los excelente alternativa para a triagem inicial e testagem em massa da população. Os resultados obtidos, via teste rápido, podem fornecer dados importantes para o entendimento e o rastreamento da infecção pelo novo coronavírus em toda a população de  Tocantínia”, explicou o prefeito Silvino.

Sobre Iran Franca

Veja Também

Wanderlei Barbosa e Antonio Andrade, vistoriam obras da nova ponte de Porto Nacional, a maior obra de infraestrutura em andamento no Estado

Conforme anúncio feito pelo governador durante a vistoria, a previsão de inauguração da ponte é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *