Últimas Notícias

Formação continuada capacita professores que atuarão na Universidade da Maturidade, em Tocantínia

Por Leontina Martins

A Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed),  em Parceria com  a Universidade da Maturidade (UMA) – Programa de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), promoveram na terça-feira (31 de agosto),  a formação dos   professores, com  o objetivo de  orientar sobre as diretrizes e objetivos da UMA no processo de ensino  aprendizagem.

A coordenadora da Universidade da Maturidade, professora Neila Osório, afirmou  que esse programa vem de um pensar diferente sobre o velho,  uma pessoa que sonha e tem conhecimento, assim como,  a maravilha de ser útil. A partir desse  pólo em Tocantínia,  cujo  diferencial é a comunidade indígena, serão valorizados os costumes e a cultura do povo Xerente.

O prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino (SD), argumenta que a Universidade da Maturidade é um marco em seu município, no qual o Polo instalado será fortalecido com essa formação para os professores da Rede Municipal de  Educação, e que irão atuar tanto nas turmas indígenas como não indígenas. “Com isso será viabilizada a propagação e a valorização dos ricos saberes dos nossos anciãos de forma contextualizada e sistematizada”, informou o prefeito.

Alternativa

O secretário de Educação de Tocantínia, André Goveia, destaca que a  Universidade da Maturidade em Tocantínia,  que se consolida com o apoio da  Prefeitura Municipal, chega  como uma importante alternativa para as pessoas adultas da comunidade Xerente, numa fase da vida em que detém experiência acumulada e sabedoria .

“O polo da Universidade da Maturidade, em Tocantínia, já nasce como  um espaço de convivência social de aquisição de novos conhecimentos voltados para o envelhecer sadio e digno para o povo Xerente, sobretudo, na tomada de consciência da importância de participação do idoso na sociedade enquanto sujeito histórico”, concluiu André Goveia.

Sobre Iran Franca

Veja Também

Obra sobre o patrimônio histórico é lançada em Natividade

Cidade mais antiga do Estado do Tocantins, Natividade preserva a essência e heranças deixadas pelos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *