Últimas Notícias

Alunos da rede municipal têm aula literária online sobre crônicas com o escritor Zacarias Martins

Por Débora Ciany – Ascom Semeg

Um gênero textual muito presente em jornais, revistas, sites e blogs foi tema de uma aula diferente nesta segunda-feira, 16, realizada em ambiente virtual pela Escola Municipal Gilberto Rezende Rocha Filho do Setor Pedroso em Gurupi. A técnica para redação de crônicas literárias foi repassada pelo jornalista e escritor, Zacarias Martins que ministrou uma palestra aos estudantes usando como referência um de seus livros.

De acordo com o Diretor de Gestão Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG), Jônatas Barreto, que também participou da live, o evento ocorreu num momento oportuno e com conteúdo muito necessário ao aprendizado. “Esse gênero textual acrescido nas aulas neste momento é muito pertinente visto que faz parte do conteúdo exigido na Olimpíada de Língua Portuguesa, como um dos temas para os estudantes do 8º e 9º anos”, explicou.

Além da composição do gênero literário da crônica, Zacarias Martins deu alguns exemplos contidos no livro ‘Histórias da História de Gurupi’, obra em crônica de sua autoria e que foi por duas vezes adotado no vestibular da Universidade de Gurupi (Unirg). “Para mim é gratificante participar de iniciativas como essa da Escola Municipal Gilberto Rezende da Rocha Filho, pois tenho a oportunidade de apresentar minha produção literária aos alunos, e ao mesmo tempo ponho em prática um trabalho de incentivo à leitura e a produção textual”, avaliou o escritor.

Alunos

O público-alvo da live literária foram os alunos dos 8º e 9º anos. Segundo a professora, Aurea Sampaio, uma oportunidade para esclarecer dúvidas e curiosidades. “Trazer o escritor para o universo educacional é de muita importância. Fazer com que os alunos conheçam as suas obras, em especial, o livro; ‘Histórias da História de Gurupi’ enriquece sobre nossa cultura e tradição local. Ele não é só um dos principais poetas contemporâneos do Tocantins é, também, um escritor de uma linguagem clara e acessível a qualquer leitor e o melhor, é um poeta do povo. Para mim, enquanto educadora, divulgar os poetas Tocantinenses dentro da nossa rede municipal de ensino é de grande valia”, disse.

Sobre Iran Franca

Veja Também

Obra sobre o patrimônio histórico é lançada em Natividade

Cidade mais antiga do Estado do Tocantins, Natividade preserva a essência e heranças deixadas pelos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *